Categories: Política

Audifax vai à Justiça para que vereadores votem projeto

Em novo capítulo de desavenças entre o prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) e a atual mesa Diretora da Câmara de Vereadores, a Prefeitura da Serra protocolou na Justiça mandado de segurança contra o presidente da Casa de Leis, Rodrigo Caldeira (Rede) e o 1º secretário da mesa, Roberto Catirica (PHS), para que seja incluído na pauta de votação o Projeto de Lei n.º 40/2018, cujo prazo já está esgotado.

O projeto de lei 40/2018, de autoria do poder Executivo, que traz mudanças na Lei 2.199 (Código Municipal de Meio Ambiente) e está sendo discutida pelos vereadores, juntamente com membros da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Serra, do Monitora Serra e Associação dos Empresários da Serra (Ases).

O conteúdo do projeto de lei foi sugerido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo – Findes, sob o argumento de desburocratizar os licenciamentos ambientais no âmbito do Município, que vem sofrendo forte críticas por parte da classe empresarial nos últimos anos. Porém também flexibiliza parte da legislação ambiental que vem sendo objeto de criticas por ativistas.

O projeto de lei tem 13 artigos e 63 páginas e altera substancialmente a Lei 2.199. A matéria encontra-se na Câmara desde 4 de março, entretanto, em virtude da crise de comando que se abateu sobre o Legislativo local, o mesmo não teve a tramitação que deveria ter tido.

Na última semana, o prefeito Audifax Barcelos havia encaminhado uma notificação sobre a urgência deste projeto, tendo em vista que trata-se de uma série de medidas que têm o “objetivo de atrair empresas e abrir mais de 4 mil novas vagas de emprego”.

Por sua vez, o presidente Rodrigo Caldeira vem argumentando que o atraso deve-se à demora na liberação do projeto por parte da Comissão de Justiça, então presidida pelo vereador Miguel da Policlínica (PTC) e ao boicote de 14 vereadores às sessões, ocorrido há cerca de 1 mês.  

É o que diz também o vereador Ailton Rodrigues (PSC) aliado de Caldeira. “O PL estava na Comissão de Justiça, nas mãos do vereador Miguel da Policlínica (PTC), que só entregou na sexta-feira (13). Já na segunda-feira (16) fizemos uma reunião com representantes da Findes, OAB e Monitora Serra, que pediram para adequar alguns pontos do projeto. Não estamos nos negando a votar, mas esperando as sugestões dessas entidades”, disse.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

8 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

9 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás