Categories: Política

“Audifax tem grande chance de virar ministro com Marina presidente”

 

Guto defende que a Serra se torne área de abrangência da Sudene para atrair empresas. Foto: Jansen Lube/Secom PMS

Yuri Scardini

Com discurso progressista e visando o desenvolvimento econômico para atender as demandas sociais da Serra, o vereador e pré-candidato a deputado federal, Guto Lorenzoni (Rede), defende projetos como um aeroporto internacional de cargas em Jacaraípe, esticar a Sudene até à Serra e rediscutir as divisas do município com a capital Vitória. Além disso, Guto defende o nome de Marina Silva para a presidência da Republica e acredita que a relação dela com o prefeito Audifax Barcelos (Rede), poderia tirar o ES do “esquecimento”.

Em recente pesquisa da DataFolha, Marina Silva venceria em todos os cenários do 2º turno, caso Lula não seja candidato. Se eleita, ela teria condições de governar o país?

Marina tem um pensamento construtivo, que vem ao encontro da população, sem discursos radicais e de polêmicas da sociedade. Tem uma reputação de honestidade ilibada, isso é fundamental. Tem experiência e pensa no desenvolvimento sustentável da sociedade. Ela tem total capacidade de liderar o Brasil para fora dessa crise.

A Serra é uma das maiores cidades comandadas por um redista (Audifax Barcelos). Caso a Marina vença as eleições, é possível que isso se redunde em mais atenção da União com a Serra e o ES?

Ela vai pensar na população como um todo, mas essa ligação é importante. Os capixabas estão no esquecimento. Vimos um aeroporto que demorou mais de 15 anos para ficar pronto, e ainda não está 100%. O Contorno do Mestre Álvaro, que está agarrado até hoje, vai ser uma obra de 30 anos se continuar nesse esquecimento. Tivemos o fim do Fundap, com perdas econômicas, sem ter sequer uma compensação financeira, assim como ocorreu com a Lei Kandir. Hoje o ES está entre os dez estados que mais produzem impostos para a União, e na hora de receber o recurso de volta para investimento somos os últimos. Audifax tem grande chance de virar ministro do país com Marina presidente e comandar esse crescimento do ES frente à União. Além da confiança que ele tem, já mostrou sua capacidade de gestão. Estamos muito animados.

A Rede-ES está fechada com a senadora Rose Freitas para o Governo?

O prefeito Audifax tem um carinho e um respeito muito grande com a senadora, que não mede esforços em trazer recursos para a Serra. Tem sido uma parceira fiel. Estamos na fase de conversas ainda, mas entendemos que é um caminho natural.

O senhor é cotado para disputar uma vaga de deputado federal, chancelado como principal candidato da Rede. Quais são suas propostas em Brasília?

Vou defender uma reforma tributária e um pacto federativo, para que os impostos federais arrecadados no município voltem de forma igualitária. Temos uma carga tributária, que chega a 70% em alguns itens. A diminuição disso poderia favorece à produção das indústrias, a contratação de mão de obra e geração de renda. Paralelo a isso, diminuir as mordomias e os gastos públicos.

E o que se pode fazer com olhar para a Serra?

Há também coisas pontuais aqui da Serra. Temos que discutir as divisas do município. A Serra recebe os impactos do Porto de Praia Mole, um dos maiores do ES, mas os impostos vão todos para Vitória, é fazer justiça fiscal. Outra coisa é esse contrato da Eco 101. A praça de pedágio da Serra deve ser a mais lucrativa para a empresa, mas ela se nega a assumir o Contorno de Vitória como trecho de concessão. Já o trecho que liga Serra-Sede e Fundão já deveria estar duplicado desde maio de 2017, é um absurdo. Temos os trechos mais violentos do país e a BR é o principal modal logístico.

Serra é a cidade que mais recebe imigrantes com a maior demanda social. Como equilibrar isso economicamente?

A Serra nos últimos dez anos cresceu aproximadamente 120 mil pessoas, das quais 70% necessitam intrinsecamente dos serviços públicos. Precisamos que o Estado e a União deem um olhar diferente para nossa situação. Precisamos de apoio para desenvolver projetos com as nossas potencialidades.

Pode citar alguns?

Temos localização privilegiada e moldais de logística que podem ser explorados. Carapebus é propício para abrigar um porto e temos área entre Nova Almeida e Jacaraípe para um aeroporto internacional de cargas, são batalhas que vou travar em Brasília. São âncoras de desenvolvimento tal como a Arcelor Mittal foi em 1983. Outra questão é esticar a Sudene até a Serra, isso é possível, há argumentos para tal. Com isso atrair mais empresas e aumentar a arrecadação de impostos e gera mais oportunidade para nossa população.

Como fica a governabilidade do prefeito Audifax, especialmente no próximo biênio (2019-2020), frente a essa Câmara dominada pela oposição?

Se pegar a história da Câmara, sempre existiu essa disputa. O que não podemos deixar é que se misture com o Executivo. Acho que daqui a uns 30 dias, 40 dias, na hora que as coisas se assentarem. Acho que as matérias do Executivo que vierem para a Casa vão ser trabalhadas de acordo com o que rege o Regimento Interno e a Lei Orgânica. Até porque, se não for assim, não é o prefeito que sai prejudicado, são 500 mil pessoas.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

7 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

9 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

14 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás