Categories: Política

Audifax nomeia nova secretária de Educação da Serra

Munira Masruha é a nova secretária de Educação da Serra. Foto: Everton Nunes

Após a queda do ex-secretário de Educação da Serra, Gelson Junquilho, por divergências sobre a retomada das aulas presenciais na cidade, o prefeito Audifax Barcelos (Rede), nomeou Munira Masruha Bortolini, de 57 anos, para assumir a pasta. Agora, a Educação do município está sob o comando da nova secretária, que é pós-graduada em Geografia Humana e já trabalhou em áreas da Prefeitura da Serra e também de Vitória.

A nomeação de Munira Masruha acontece com quatro meses para o término do mandato de Audifax, que segundo informações, exonerou Gelson Junquilho, por conta de algumas divergências sobre o retorno ou não das aulas presenciais na Serra. Na ocasião, circularam nos bastidores políticos que o então secretário não concordava com a volta às aulas na cidade. A demissão do ex-secretário foi noticiada pelo TEMPO NOVO no dia 17 de agosto. Nesta semana, a Prefeitura da Serra confirmou a nova titular da pasta.

Munira já atuou como diretora do Departamento de Ensino da Serra em 2017. Além disso, de 2010 a 2012, exerceu a função de subsecretária de Gestão de Pessoas na Secretaria Municipal de Educação de Vitória. Depois desse período retornou à Serra como subsecretária de Educação, entre 2013 e 2015. Teve passagens na Secretaria da Fazenda da Serra, em 2016, e, como professora, em 2017.

Por último, a atual secretária foi nomeada, em 2017, como subsecretária Administrativa da Secretaria de Educação da Serra, e agora no último dia 17, assumiu como secretária de Educação do município no último dia 17 de agosto.

Possível volta às aulas gera polêmica entre professores, pais e alunos da Serra

Sem data concreta para retorno, as escolas da Serra já começaram a ser preparadas para a possível volta às aulas, que pode ocorrer ainda em outubro deste ano em todas as cidades capixabas. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, todas as alternativas estão sendo estudadas, para garantir mais segurança no retorno dos alunos, como o rodízio de estudantes, uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metro dentro da sala de aula e 2 metros no refeitório.

Além disso, o Município já elaborou um protocolo de segurança, assim como o Governo do Estado. Nesse documento, ficam definidas regras e medidas para conter o avanço do coronavírus, que também é possível dentro das escolas.

Ao TEMPO NOVO, a Prefeitura da Serra também informou que já está realizando licitações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras para professores, demais funcionários das escolas e estudantes. Já estão sendo adquiridos também álcool em gel, totem dispay, papel toalha e outros. Apesar disso, é importante destacar, que não existe uma data definida para a volta às aulas em escolas de ensino fundamental ou médio da Serra.

Conforme informado, existia uma possibilidade de abertura das unidades escolares em todo o Espírito Santo ainda neste mês de setembro, mas isso já foi descartado pela Secretaria de Estado da Educação. De acordo com o governador Renato Casagrande (PSB), existe um “grande desejo” para que essa volta definitiva aconteça em outubro.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

7 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

8 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

8 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

8 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

9 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

9 horas atrás