Política

Audifax exonera todos os servidores comissionados da Prefeitura da Serra

Audifax exonerou todos os servidores da Prefeitura da Serra. Foto: Gabriel Almeida

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), exonerou todos os servidores comissionados, inclusive secretários, do Município na tarde desta quarta-feira (23). De acordo com a publicação feita no Diário Oficial dos Municípios, o ato passará a valer no dia 31 de dezembro deste ano. Por conta da decisão, o prefeito eleito, Sergio Vidigal (PDT), encontrará a Prefeitura da Serra com mais de 700 cargos desocupados e terá que nomeá-los todos com rapidez para não afetar o funcionamento de serviços essenciais.

Nos bastidores, a medida gerou incômodo e preocupação, já que muitos serviços da prefeitura podem ser afetados até que o prefeito eleito consiga ocupar todos os cargos novamente. Vale lembrar, que nas últimas semanas, Audifax já vinha realizando exonerações de servidores, o que inclusive já afeta serviços prestados em alguns locais, como farmácias de unidades de saúde que já estão fechando mais cedo por falta de funcionários.

No texto publicado no Diário Oficial, Audifax define o seguinte: “o prefeito (…) usando das atribuições decreta que ficam exonerados, a partir de 31 de dezembro de 2020, todos os servidores ocupantes de cargos comissionados”. Diz ainda que o decreto entrará em vigor na data de sua publicação, que ocorreu no dia 23 de dezembro.

Vale destacar que apesar de ser um ato comum entre prefeitos que perderam ou não puderam disputar as eleições, a medida não é obrigatória e fica sendo de escolha de cada gestor. Algumas prefeituras do Espírito Santo, por exemplo, deixaram todos os cargos comissionados ocupados em anos anteriores, mesmo com a saída do chefe do Executivo da época.

O TEMPO NOVO entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra questionando sobre o funcionamento dos serviços essenciais. Sem explicar como, o Município informou que os serviços não serão afetados.

A assessoria de imprensa do prefeito eleito, Sergio Vidigal, também foi acionada pela reportagem para comentar sobre a decisão de Audifax. Assim que a demanda for respondida, essa matéria será atualizada com as informações.

Eleição deste ano

Audifax não pôde disputar as eleições municipais deste ano, pois esgotou sua possibilidade de reeleição, já que foi prefeito por dois mandatos consecutivos. Mesmo assim, ele lançou um sucessor – Fábio Duarte (Rede) – e tentou emplacar o nome dele para chefe do Executivo, mas não conseguiu. Fábio perdeu em segundo turno para Sérgio Vidigal.

Veja decreto publicado no Diário Oficial:

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Três são presos com armas e drogas em praça na Serra

Dois homens e uma mulher foram presos na noite da última quinta-feira (9) com armas e drogas. O caso aconteceu…

2 horas atrás

Distribuidora é interditada por venda clandestina de gás e alimentos na Serra

Uma distribuidora de gás de Feu Rosa, Serra, foi interditada por vender produtos impróprios e gás clandestino. A ação faz…

2 horas atrás

Morre aos 51 anos Cristiano Munhão, artista e antigo morador de Laranjeiras

Cristiano Munhão, conhecido por seu trabalho como desenhista profissional, inclusive para a Marvel nos Estados Unidos, faleceu de forma repentina…

15 horas atrás

Aprovado projeto que prevê internação involuntária de dependentes químicos em situação de rua

Pode virar Lei na Serra a internação involuntária de dependentes químicos em situação de rua. É que a Câmara Municipal…

21 horas atrás

Sábado tem aulão solidário de yoga no Parque da Cidade para ajudar gaúchos

Neste sábado (11), a partir das 7h30, a professora de yoga Dani Paixão realizará um aulão solidário no Parque da…

22 horas atrás

Cervejaria Wild West recebe músicos da Big River nesta sexta

Nesta sexta-feira (10), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá os músicos da Big River a…

23 horas atrás