Categories: Política

Audiência vai discutir custo e qualidade do serviço de esgoto

No último sábado (24) houve protesto contra as péssimas qualidades de rio e praias. Foto: Divulgação

Instaurada na legislatura passada, a CPI do Esgoto volta à pauta da Câmara da Serra em 2018. Após uma reunião para discutir a qualidade do serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade, que é feita através de uma parceria púbica privada firmada entre a Cesan e o Serra Ambiental, uma audiência pública deverá ser realizada para ouvir a sociedade, órgãos fiscalizadores e a Cesan.

O objetivo é diminuir o valor da tarifa de esgoto, vinculada à conta de água, e ressarcir os moradores da cidade pelos valores pagos, sem necessariamente terem o esgoto tratado. O encontro será no dia 19 de abril, na Câmara. 

O proponente da audiência e presidente da CPI, vereador Aécio Leite (PT) questiona o alto valor da tarifa de esgoto. “Por que 80% da conta de água refere-se à taxa de esgoto? Quem debateu isso com a população?” disse. Aécio afirma também que a CPI revelou a má qualidade no tratamento de esgoto na Serra. “Foram apresentadas provas de que o serviço não está sendo feito corretamente”, disse.

Aécio questiona também algumas cobranças que foram feitas desde o início da parceria entre a Cesan e o Serra Ambiental. “Cobraram taxa de esgoto em residências que nem tinham cobertura. Tem que devolver o dinheiro. Enviamos os relatórios da CPI para o Ministério Público Ambiental e do Consumidor e queremos saber o desfecho”, concluiu.

No sábado passado (24), moradores da região de Jacaraípe e Manguinhos fizeram um protesto na ES-010 contra a poluição das praias. Eles questionam a poluição dos córregos, principalmente o Laripe e o Irema, que mesmo com coleta e tratamento de esgoto na região continuam sendo valões a céu aberto a contaminar as praias entre os dois balneários.

A reportagem fez contato com a Cesan e o Serra Ambiental, para rebater o assunto e confirma a presença na audiência, mas até o fechamento dessa edição não houve resposta.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás