Categories: Arquivo

Audiência pública vai discutir animais de rua na Serra

O objetivo é a criação de políticas públicas para controle populacional e bem estar dos bichos que vagam pelas ruas.

Esta ninhada de onze filhotes, foi abandonada esta semana em Bicanga. Foto: Divulgação leitor

A população de animais de rua na Serra tem aumentado assustadoramente. Estima-se que a cidade tenha hoje no mínimo 70.000 animais entre cães e gatos. Desse número, pelo menos 13 mil cachorros estão em situação de rua.

De olho nesta situação três vereadores do município uniram forças e irão realizar ao lado de ativistas da causa animal a Audiência Pública pelo Bem dos Animais da Serra.

O encontro será realizado na Câmara de Vereadores, na Serra-sede, no dia 12 de setembro, às 9 horas.

À frente dos trabalhos estão os vereadores Gideão Svensson (PR), Aldair Xavier (PTdoB) e Basílio da Saúde (Pros).

A simpatizante da causa Isaura Nobre, professora e moradora de Jacaraípe foi quem procurou os parlamentares. “Nossa cidade está um caos. Os animais estão gritando socorro, eles não tem voz, mas nós temos. Fui a procura do Gideão que ouviu e abraçou a causa. Juntos vamos cobrar ação do poder público e castração já. É uma situação de saúde pública, de turismo. Qual é o turista que vai querer frequentar uma praia que está cheia de animais abandonados? Os protetores fazem a parte deles, tiram de onde não tem, mas acabamos enxugando gelo”, diz Isaura.

Na audiência pública também será apresentado o projeto para criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais da Serra (CMDPA).

O vereador Aldair Xavier disse que o projeto já foi protocolado e lido na Casa de Leis. Segundo ele, o conselho será criado com o intuito de fiscalizar e cobrar ações efetivas do município. “Quando se fala de saúde animal, fala-se também de saúde humana. Vamos cobrar uma verba de pelo menos R$ 1 milhão por ano do orçamento do município para tratar castração e outras ações de controle de animais de rua e semidomiciliados”.

Castramóvel

Do vereador Gideão Svensson já foi aprovado na Câmara da Serra o projeto Castramóvel, cujo objetivo é fazer um programa público, móvel e permanente de castração de animais. O projeto versa que a unidade móvel, circulará pelas comunidades da Serra, fazendo registro, castrando e esterilizando animais, além de vacinar e promover educação em saúde às famílias mais carentes sobre o trato com os animais.

Falta apenas a aprovação do prefeito Audifax Barcelos (PSB) para que o Castramóvel saia do papel.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás