Categories: Política

Audiência pública vai discutir desafios do saneamento básico na Serra

O encontro será realizado pala Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras de Coleta e Tratamento de Esgoto na Grande Vitória, na quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa

O município apresenta diversos pontos de esgoto a céu aberto. Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (15), a Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras de Coleta e Tratamento de Esgoto na Grande Vitória, instalada na Assembleia Legislativa, discutirá os desafios para o saneamento básico do município da Serra. O encontro tem início às 17 horas, no Plenário Rui Barbosa.

Para tratar sobre o assunto, foram convidados secretários municipais de Meio Ambiente, Áurea da Silva Galvão Almeida, de Agricultura e coordenador de Saneamento, Samuel Dias, e a engenheira sanitarista e civil Verginia Reis Rocha, do Grupo de Trabalho do Plano Municipal de Saneamento.

O colegiado pretende acompanhar as ações da Cesan na Grande Vitória a fim de eliminar lançamento de esgoto no mar e em rios, prejudicando a saúde da população, meio ambiente e turismo. Por isso a reunião deve contar com a presença de representantes do órgão e prefeituras da região metropolitana, além do governo do Estado, Ministério Público (MPES), OAB-ES e associações de moradores de Serra.

A concessionária Serra Ambiental é a empresa contratada por meio da Parceria Pública Privada (PPP) para executar as obras de ampliação dos serviços de água e esgoto. A Cesan é responsável pela fiscalização do contrato de concessão, com duração de 30 anos e investimento estimado em R$ 628.157 milhões

Presidente da frente, o deputado Fabricio Gandini (Cidadania) destacou a importância de ouvir a experiência da Serra, primeiro município a instituir uma PPP dessa natureza no estado. “Por isso, vamos verificar como está sendo feito este trabalho, se estão sendo cumpridos os prazos e, caso o modelo seja exitoso, ele pode ser replicado em outros municípios”.

A reportagem  fez contato com a Ambiental Serra e a Cesar, a fim de confirmar a participação no evento. Assim que receber o retorno será publicado aqui.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

2 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

2 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

3 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

4 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

5 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

6 horas atrás