Categories: Esporte

Atletas do ES e da Serra em busca de medalha no Super Brasileiro de Taekwondo

Parte da delegação capixaba que vai disputar o Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo. (Foto: Divulgação/FESTKD)

O taekwondo capixaba vai com tudo para o Supercampeonato Brasileiro, que tem início na próxima quinta-feira (15) e segue até o domingo (18), a Arena Olímpica, Rio de Janeiro. A Federação Espírito-santense de Taekwondo (FESTKD) vai levar uma deleção com 40 atletas do estado, sete técnicos e um árbitro.

Cinco atletas são da Serra: Charlles Barbosa (Master 2 +80 kg), campeão Open Sudeste 2019; Gilberto Artur Ferreira (Master 3 -68 kg), atual campeão Brasileiro na categoria; Calebe de Sousa Rodrigues (Sub 21 -58 kg), medalha de bronze no Open Sudeste 2019; Luis Antônio de Mattos (Master 2 -80 kg), medalha de bronze no Brasileiro 2018; e Antônio José Oliveira Barbosa (Master 3 -80 kg), medalha de bronze no Brasileiro no ano passado.

Segundo o presidente da FESTKD, mestre Pedro Paulo Francelino, as chances de medalha para os capixabas são muitas e em diversas categorias. “Temos atletas que se destacam em todas elas. Esse esporte, porém, por ser olímpico, procuramos visar mais os atletas em idade olímpica, que podem disputar uma vaga para a seleção brasileira ou para as Olimpíadas”.

Ele destaca alguns atletas com possibilidade de trazer medalhas para o estado e a Serra, como Ronaldo Albernaz (Sub 21); o Charlles Maioli (Adulto); Guilherme Félix (Adulto). Pedro Paulo também evidencia os jovens talentos capixabas. “Os meninos que estão aparecendo agora são os da Associação de João Neiva (os Farina); também um grupo muito bom de juvenil e cadetes de Domingos Martins; e a participação de dois atletas muito bons de Vila Velha”, enumera.

Vale também lembrar a categoria Master do Espírito Santo, que é, segundo o presidente da federação, a melhor do país. “Nessa categoria, temos o medalhista de ouro no Open Sudeste, que é o Charles Barbosa, da Serra, um dos destaques da nossa equipe de master que vai ao Rio de Janeiro disputar o Supercampeonato Brasileiro”, frisa o grão-mestre Sétimo Dan, Pedro Paulo.

Sobre os atletas serranos, ele acredita que Charles Barbosa é “praticamente medalha garantida”, além de boas chances com Antônio José e o jovem Calebe, que está se destacando e subindo no ranking nacional. Pedro Paulo também vai disputar o Supercampeonato no RJ. Ele é o primeiro do ranking da categoria Master e atual campeão. “Estou nesse esporte desde 1979, quando o taekwondo chegou ao ES. Sou cearense, mas estou no ES desde 1976”, contou.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

13 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

13 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás