Categories: Meio Ambiente

Ativistas vão protestar contra degradação do rio Jucu

Ativistas na descida ecológica do rio Jucu: principal manancial do ES está poluído e secando. Foto: Divulgação / Prefeitura de Vila Velha

No próximo dia 02 de novembro ativistas de Vila Velha farão um protesto pedindo mais cuidado com o rio Jucu, responsável pelo abastecimento de cerca de 1 milhão de pessoas na Grande Vitória.

Trata se do Ato Juculturada, que fará um cortejo fúnebre na região da Barra do Jucu, tradicional balneário capixaba onde o rio deságua. Um dos organizadores, o ativista Thiago Emerick disse que a concentração será às 8h na praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu.

“Durante o cortejo vamos lançar um abaixo – assinado e entrega-lo ao Ministério Público, para pedir que o governo do Estado e municípios da bacia hidrográfica assinem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) se comprometendo a recuperar não só este, mas como os demais rios do ES”, pontua.

Segundo Thiago, uma das ações reivindicadas é a construção de uma represa para garantir o abastecimento de água em tempos de estiagem, já que o Jucu está quase seco e a Cesan emitiu, no último final de semana, alerta de falta d’água em Vila Velha, Cariacica e Vitória (a parte da ilha), municípios atendidos pelo manancial.

“Também queremos transparência em relação aos gastos do governo em relação ao Programa Águas e Paisagens, que prevê investimento de R$ 1,3 bilhão em saneamento e recuperação florestal. Nos últimos 25 anos tivemos outros programas ambiciosos como o Prodespol, Prodesan e Águas Limpas que em nada melhoraram o rio. Pelo contrário, só ficou mais sujo”, acrescenta.

Thiago lembra que o ato é aberto e que haverá muita música, com bandas de congo e outros artistas da Barra do Jucu. A iniciativa é do movimento Culturada Viral, que congrega ativistas e artistas do balneário.

Serviço

Cortejo Fúnebre do rio Jucu – Ato Juculturada

Dia 2 de novembro, às 8 horas, na Praça Pedro Valadares, Barra do Jucu, Vila Velha.

Atrações: Muita música com o congo e bandas formadas por músicos da região.

Mais informações: 98829-2093 (Thiago) ; 3260-1224 (Regina).

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Doadores de sangue da Serra estão isentos de pagar taxa de inscrição em concursos públicos

Está em vigor na Serra a Lei 5.985/2024, que isenta da taxa de inscrição para concursos públicos municipais e processos…

8 horas atrás

Semana da Saúde com testes rápidos e aulão de funcional e alongamento em shopping da Serra

Quem passar pelo Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra, vai poder participar da programação em comemoração à Semana…

14 horas atrás

Cesan faz doação e envia 30 mil copos d’água para o Rio Grande do Sul

No início da noite desta segunda-feira (13), o Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) enviou…

14 horas atrás

Rio Grande do Sul tem mais moradores fora de casa do que a população inteira da Serra

O número de moradores fora de casa devido aos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul desde o fim…

15 horas atrás

Brasil faz melhor participação na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica com atleta da Serra

Com as capixabas Déborah Medrado e Sofia Madeira na equipe, a seleção brasileira de conjunto de ginástica rítmica alcançou sua…

16 horas atrás

Reggae a Vila agita Manguinhos no domingo com show de sete atrações

Neste domingo (19), vai rolar o evento "Reggae a Vila – Encontro de Gerações" a partir das 14 horas, em…

17 horas atrás