Categories: Meio Ambiente

Ativistas se mobilizam para limpar pichações em pedras do Mestre Álvaro

Pichações feitas em pedra no topo do Mestre Álvaro. Foto: Guardiões do Mestre

Ativistas da Serra estão se mobilizando para limpar as pichações deixadas por visitantes nas pedras do Mestre Álvaro. Quem tem o costume de subir o monte que possui 833 metros de altitude certamente já viu as várias inscrições tantos de nomes como de frases de efeitos.

À frente da iniciativa estão os ambientalistas dos Guardiões do Mestre e quem conta a intenção de limpar as pedras é Ricardo Monteiro. “Estamos procurando meios para usar um material orgânico, que não agrida o meio ambiente. Já chegamos a um que não é totalmente orgânico, mas dispensa o uso de água. Você bate o produto na pedra, esfrega o pincel em cima da pichação que ela sai, porém não fica 100% limpo. Estamos procurando um removedor orgânico, mas se não achar, vamos pelos meios tradicionais mesmo. O que não queremos é agredir o meio ambiente na hora de limpar”, conta Ricardo.

Os Guardiões também fazem limpezas diárias pelas trilhas do Mestre. “São encontrados desde barracas, lona, tênis, garrafas pet, garrafas de café, pilha, lata de cerveja, garrafas de vidro, tudo que se possa imaginar a gente encontra lá, até pneus já  retiramos da área”, conta Junior Nass, que também pertence aos Guardiões. Ele adianta que a limpeza das pedras deve começar em outubro.

Nass também faz um apelo aos visitantes que frequentam o Mestre Álvaro. “As pessoas precisam entender que esse tipo de prática é crime. Estão pichando uma Área de Proteção Ambiental. Não é legal e polui visualmente uma paisagem que é perfeita. Pedimos, por favor, que tenham consciência de não deixar o ambiente sujo, levem sacola e retornem com seu lixo. Precisamos preservar o que é nosso. A natureza é nossa e precisamos preservar ela, tanto visualmente, quando fisicamente”.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

7 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

8 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás