Categories: Meio Ambiente

Ativistas farão mais um protesto contra pó preto na Grande Vitória

Está marcado para o próximo sábado (21) um ato contra poluição do ar gerada por Vale e ArcelorMittal Tubarão no Complexo de Tubarão, que dentre outros contaminantes, emitem o conhecido pó preto. O protesto é iniciativa da Ong Juntos SOS Ambiental, entidade sediada em Vitória que nos últimos anos ficou conhecida, dentre outras pautas, por lutar contra a poluição siderúrgica na região metropolitana.

O ato está marcado para acontecer no calçadão da praia de Camburi, das 9h às 12h, em frente ao Hotel Aruan, região da capital que é vizinha às instalações da Vale.

De acordo com representante da entidade, Eraylton Moreschi, essa é a 10ª vez que acontece o ato, o qual, nesta edição, trará críticas e pedirá a suspensão dos Termos de Compromisso Ambiental (TCAs) firmado por Vale e ArcelorMittal Tubarão junto aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, além da Secretaria e Instituto de Meio Ambiente (Seama/Iema) do Estado em 2018. Neles, Vale e Arcelor se comprometem a investir para reduzir o pó preto em troca de terem processos judiciais por poluição suspensos.

Em documento divulgado à imprensa, o ativista afirma que os TCAs não definem métricas de redução da poluição, inviabilizando parâmetros para aferição das metas ao final dos prazos contidos no acordo.

O ato também irá pedir a suspensão da Licença de Operação (LO) da Vale, renovada pelo Iema em novembro do ano passado. No documento divulgado por Eraylton, a Ong argumenta que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da expansão da mineradora aprovado pelo Iema em 2008 previa que a emissão de dióxido de enxofre (NOx) seria de 2,4 mil Kg por hora. Mas o inventário de poluição do ar divulgado pelo próprio Iema no último dia 11 de julho, com dados referentes a 2015, indicaram emissão de 2,8 mil Kg por hora de lançamento do poluente pelas usinas da Vale em Tubarão.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Dengue pode deixar sequelas no corpo, entenda quais são

JULIANA MATIAS O Brasil já registra mais de 4,8 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, segundo dados do…

15 horas atrás

Polícia Civil detém jovens suspeitos de roubo de veículo na Serra

Na última sexta-feira, a Polícia Civil deteve dois homens, de 23 e 19 anos, suspeitos de roubar um carro, um…

15 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra reduzem em mais de 30% pelo segundo mês consecutivo

Pelo segundo mês consecutivo, a Serra registrou redução no número de acidentes com mortes nas vias que cortam a cidade.…

16 horas atrás

Desenrola Brasil para pessoa física termina nesta segunda (20); veja como negociar dívida

  LARYSSA TORATTI Consumidores inadimplentes que desejam renegociar dívidas por meio do Programa Desenrola Brasil precisam ficar atentos ao prazo,…

17 horas atrás

Casagrande está no auge da sua vida pública e é hegemônico dentro das linhas da democracia

Em 2010, Renato Casagrande (PSB) foi eleito governador do Espírito Santo pela primeira vez, vencendo a disputa no primeiro turno…

17 horas atrás