Categories: Meio Ambiente

Ativistas dizem que descarte de esgoto aos pés do Mestre Álvaro foi estancado

 

Esgoto extravasou de caixa direto nos alagados no mês de dezembro. Foto: Divulgação Rafael Apelfeler

O lançamento de esgoto que gerou espuma nos alagados do Mestre Álvaro e muita polêmica após divulgação de vídeo foi estancado. É o que afirmam os ativistas Júnior Nass e Asaf Magnago, ambos da Ong Guardiões do Mestre Álvaro e responsáveis pelo denúncia feita em dezembro.

Segundo Júnior, o problema foi resolvido no último dia 27 de dezembro. A polêmica em torno do caso foi por conta do esgoto estar vazando da Estação de Tratamento de Jardim Tropical, operada pela Cesan / Ambiental Serra, que cobra 80% a mais na conta de água para prestar o serviço de tratamento de esgoto à população.

O problema identificado por Nass foi próximo às torres de Furnas, aos pés do Mestre Álvaro. Segundo o ativista, que fez a denúncia no início de dezembro, aparentemente a estação não estava funcionando de forma adequada e o esgoto lançado nos alagados parecia não tratado.

“A água que descia da estação estava muito fedida e provocava espuma nos alagados, um local sensível que serve de abrigo para espécies nativas da fauna e da flora, alguma delas ameaçadas de extinção”, pontua o ativista.

A reportagem procurou a Cesan/Ambiental Serra e a empresa disse através de nota que o esgoto gerado nos imóveis da região é coletado e enviado para a Estação de Tratamento de Furnas. O efluente tratado proveniente desta Estação é canalizado em direção ao Canal dos Escravos, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama – resolução 430/2011).

Informou ainda que a região do alagado recebe esgoto bruto dos imóveis não ligados à rede de coleta e tratamento, e há ainda a decomposição da vegetação que existe no local, que tem característica de mangue.

 

Dejetos de presídio e da Sede também poluem alagados

Os alagados do entorno do Mestre Álvaro também recebem esgoto do Centro de Detenção Provisória do Queimado. A denúncia foi feita pelo ativista Edson Reis, que gravou vídeo mostrando a situação em setembro do ano passado.

Na época, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) negou que o esgoto viesse do presídio, apesar de não haver nenhum outro imóvel nas proximidades. No entanto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (Semma) confirmou que o esgoto é do presídio e notificou a Sejus a resolver o problema.

Além de toda essa sujeira, os alagados do Mestre Álvaro também são impactados por esgoto vindo do Canal dos Escravos e do córrego Garanhuns, que desce da região da Serra-Sede em direção ao pólo industrial Piracema. 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

15 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

18 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

23 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás