Categories: Divirta-se na Serra

Ativistas criam grupo para ajudar preservar memória da Insurreição o Queimado

Ativistas promoveram o primeiro encontro no dia 11 de janeiro. Foto: Divulgação

O palco da revolta de escravos mais importante do Espírito Santo, o Sítio Histórico do Queimado foi palco de um encontro de ativistas culturais que celebraram Chico Prego, o grande herói da Insurreição do Queimado, ocorrida em 19 de março de 1849.

O encontro ocorreu no dia 11 de janeiro e contou com a participação de diversos artistas e ativistas culturais. À frente da organização estão o professor Irineu Cruzeiro, Rogério Morais e Teodorico Boa Morte que criaram o grupo cultural ‘Guardiões do Queimado’.

A agenda ocorreu próximo às ruínas da Igreja de São José do Queimado e teve como objetivo a formação do grupo “Guardiões do Queimado” que organizará um evento a Chico Prego e João da Viúva, em 11 de janeiro de 2021. “Todos se comprometeram a contribuir com algumas das necessidades do sítio histórico, através de um trabalho coletivo e democrático para proteger e promover a memória histórica e cultural do Distrito de São José do Queimado, além de encaminhar solicitações ao serviço público para a inclusão de 11 de janeiro como dia oficial de Chico Prego, o grande herói do Queimado, no calendário oficial do município da Serra”, conta o professor Irineu Cruzeiro.

A próxima reunião do grupo deve ocorrer em fevereiro (data a ser agendada), na Serra sede.

“Chico Prego e João da Viúva se mantiveram firmes e altivos em seus propósitos de lutas por libertação até o momento de suas execuções pelo carrasco Ananias e se tornaram símbolos da luta pela liberdade dos escravizados capixabas. Merecem ser lembrados”, pontua Irineu.

Estiveram no encontro escritores, músicos, professores, ativistas culturais, movimento negro, produtores de áudio visuais e outros amigos do Queimado. “Foram realizadas atividades culturais, como  varal de poesias e fatos históricos, leituras pelos escritores Teodorico Boa Morte, Marcos Arrébola e pelo poeta Marco Zumbi, apresentações musicais, passeio em grupos pelo sítio histórico (na área segura) e uma animada “Roda de Conversas” sobre a situação da memória histórica e do patrimônio histórico do Queimado e foram esclarecidos alguns fatos ali ocorridos nos anos oitocentos”, destaca Irineu Cruzeiro.

Informações podem ser obtidas na página do Facebook “Guardiões do Queimado” ou pelo e-mail guardioesdoqueimado@gmail.com.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás