Categories: Divirta-se na Serra

Ativistas cobram restauração de mural do pintor Assis na Sede

O mural da Serra Antiga fica na Serra-sede e está desgastando com a ação do tempo: Edson Reis, João Luiz e Suzi Nunes cobram o restauro do painel. Foto: Edson Reis

Ana Paula Bonelli

Em novembro deste ano, o  famoso painel que retrata a Serra Antiga e fica exposto numa parede ao lado da Praça do Encontro na Serra-sede completa onze anos de história. O desenho foi feito pelo maior pintor do município, Valter Assis, que faleceu no último dia 7 de outubro. Artistas e ativistas da Serra, querem que o mural que encontra-se desgastado pela ação do tempo seja restaurado. Também pede que a obra seja tombada como patrimônio histórico da cidade.

A pintura foi entregue por Valter em novembro de 2006 e mostra casarões da Serra, ruas e pessoas andando pela cidade na época da Serra Antiga. Acontece que como, o mural está num muro, a ação do tempo desgastou a pintura.

A presidente do Conselho de Cultura da Serra, Suzi Nunes, é uma das ativistas que pede o restauro e o tombamento da obra de arte. “O artista plástico Assis é o ícone das artes plásticas do município e o seu legado é para sempre, e tudo que ele fez deve ser restaurado e preservado. Há tempos o Conselho de Cultura vem solicitando a Secretaria de Cultura da Serra o tombamento e restauro, mas infelizmente ainda não fomos ouvidos. A nossa preocupação não é só com o painel, ele tem um acervo enorme que precisa urgente de restauro, pois se encontram em péssimo estado de conservação, algumas com molduras já danificadas pelo cupim e as telas com rasgos é um descaso”, destaca.

Suzi disse ainda que muito do que Assis realizou foi perdido, os grandes painéis que ornamentavam a cidade na época das festas religiosas do município, na Rua Cassiano tinha em seus muros retratados a imagens da Serra Antiga e foram perdidos.

O historiador e escritor, João Luiz Castello, presidente da Academia de Letras e Artes da Serra (Aleas) também cobra uma ação de restauro do painel. “A Aleas está junto com o Conselho de Cultura e queremos que a obra seja restaurada enquanto ainda há tempo. Assis era apaixonado pela Serra e retratava a cidade na antiguidade, a escravidão e a cultura daquela época. Precisamos preservar o que ele fez, em memória do que ele representa para este município”.

O fotógrafo Edson Reis, que era amigo pessoal de Assis, disse que está preocupado com a situação do mural.

“As obras de Assis são muito importantes para a cidade e temos que preservar. A ação do tempo  é cruel e precisamos agir para não perder o pouco que restou da arte dele”, cobra o ativista.

Sem restauro

A reportagem questionou a Prefeitura da Serra sobre o tombamento e o restauro da obra de Assis e por meio de sua assessoria de imprensa o município disse que desenvolve um trabalho junto à Ufes e ao Iphan em um estudo técnico sobre as obras apontadas pelo Conselho de Cultura, objetivando o tombamento. Sobre o restauro do mural não respondeu.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás