Meio Ambiente

Ativista denuncia retirada criminosa de orquídeas do Mestre Álvaro e teme extinção de espécie

Ativista denuncia a retirada criminosa de plantas como orquídeas da montanha. Foto: Divulgação

O Mestre Álvaro é um celeiro de milhares de espécies de plantas e animais silvestres nos seus 833 metros de altitude. Por este motivo, é alvo constante de criminosos que caçam na montanha e que retiram de forma ilegal plantas da floresta, como tem acontecido com orquídeas.

Ativista ambiental, Claudiney Rocha, do Instituto Ibraff – Instituto Brasileiro de Fauna e Flora, que é morador de Jacaraípe, está preocupado com o problema e teme a extinção da espécie.

“O Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Espírito Santo. É uma Área de Proteção Ambiental, que possui diversas atividades de turismo de aventura, como trilhas que quando chegam ao topo, conseguem ter uma visão panorâmica do oceano Atlântico e da Grande Vitória. Infelizmente vem sofrendo diversos ataques de destruição ambiental, principalmente caça e retirada de plantas, como as orquídeas. Já fizemos algumas denúncias sobre o assunto, mas nada foi feito”, denuncia Rocha.

Claudiney disse que recebeu no último dia 6 de novembro, fotos onde é possível constatar dezenas de pequenas mudinhas de orquídeas. “Elas foram retiradas do Mestre Álvaro, segundo consegui apurar. Uma atividade criminosa, que pode levar espécies talvez desconhecidas à extinção. Esperamos que as autoridades tomem providências com relação a isso”, cobra o ambientalista.

O Tempo Novo procurou a Prefeitura da Serra que disse que a Fiscalização Ambiental da Serra vai investigar o caso e fazer uma visita a região para apurar a denúncia.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

5 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

6 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

18 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

20 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

1 dia atrás