Categories: Notícias

Ativista caminha 36km em 12 horas nas trilhas do Mestre Álvaro

Asafe andou cerca de 36km em um dia para realizar um monitoramento. Foto: Divulgação

Gabriel Almeida

Imagine realizar as quatro trilhas do Mestre Álvaro em apenas 12 horas? Pois este foi o feito do ativista ambiental, Asafe Magnago, que realizou o desafio no último domingo (10). E quem pensa que foi uma competição está enganado, o morador da Serra andou cerca de 36km em um dia para realizar um monitoramento e ver como está à situação da Área de Proteção Ambiental (Apa).

O Mestre Álvaro possui quatro trilhas: Serra-Sede, Pitanga, Furnas (Jardim Tropical) e Restaurante Recanto Mestre Álvaro (Guaranhuns). Para se ter ideia um grupo de trilheiros sem muita experiência pode demorar cerca de 12 horas para realizar apenas a subida e a descida de uma só trilha. Mas o ativista Asafe realizou as quatro dentro desse tempo.

Asafe conta que começou por Pitanga e realizou todas até o topo. “A minha ideia de fazer as quatro no mesmo dia não foi para competir e sim para conseguir monitorar todos os caminhos no mesmo dia. Muitas vezes os ativistas não conseguem monitorar todo o Mestre Álvaro de uma vez só e com isso eu consegui verificar como está a situação da mata”, explicou.

O ativista ainda disse que encontrou animais que há muito tempo não via na região. “Fiquei muito feliz por poder encontrar o Bugio no monte. Fazendo a trilha sozinho consigo ver mais animais por causa do silêncio na mata”, contou.

O Mestre Álvaro possui quatro trilhas. Foto: Bruno Lyra

Asafe ainda explica que a maior meta é mostrar para as pessoas a importância do Mestre Álvaro ser preservado. “O Mestre é um lugar que precisa ser mais cuidado. Existe uma planta na região, por exemplo, que não se encontra em nenhuma outra parte do mundo. Nós estamos sempre presentes no local e queremos mostrar para as pessoas que toda esta beleza está ali e bem perto de nossa casa e precisa ser preservada”, afirma.

“Uma semana para fazer as 4 trilhas”

Outro ativista que está sempre presente e realiza diversas subidas até o topo do Mestre Álvaro é Junior Nass, ele conta que para uma pessoa que não tem nenhum costume, as quatro trilhas iriam demorar cerca de uma semana. “Uma pessoa normal faria em uma semana isso tudo. É muito difícil e cansativo. Quem é atleta profissional conseguiria fazer em um dia, começando de manhã e terminando a noite. Mas esta é a primeira vez que alguém tenta e consegue fazer as quatro trilhas no mesmo dia. Eu conseguiria fazer em dois, mas teria que acampar e seria muito complicado”, conta o ativista e guia ambiental.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

3 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

4 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

4 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

5 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

6 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

7 horas atrás