Categories: Divirta-se na Serra

Atividades culturais marcam o Mês da Consciência Negra na Serra

Entre as atividades, dança, hip-hop e flash mob. Foto: Divulgação

Shows musicais, hip-hop, rodas de conversa, passeio ciclístico e sarau. Estas são algumas das atrações culturais previstas no Mês da Consciência Negra, que contará com eventos em diversas regiões da Serra. As atividades são organizadas pela Prefeitura Municipal da Serra, por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial, do Conselho Municipal do Negro e Conselho Municipal de Juventude, ligados à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir).

Haverá também na programação o Festival de Cultura Afro, no Parque da Cidade, no dia 21, com a presença das bandas Preta Root’s, A Mesa, Zumbidobom e Vinga Semente. No dia 19, no Terminal de Laranjeiras, ocorrerão duas ações culturais, Flash Mob, intervenção através de dança, onde os participantes realizam ação inusitada.

Segundo dados da Sedir, cerca de 70% da população da Serra é composta por negros e pardos, estando entre os municípios onde mais se exterminam jovens e mulheres negras por arma de fogo, segundo o mapa da violência.

Festival Cultural

Sábado (21), a partir das 16h, um palco montado no Parque da Cidade receberá as comemorações do Dia da Consciência Negra, com o seguinte cronograma:
16h – Exposição de fotos e Encontro de Danças Urbanas
17h40 – Abertura com Apresentação de Danças
18h – Preta Rotts
18h50 – Vinga Semente
19h40 – A Mesa
20h30 – Apresentação de Dança
20h40 – Zumbido Bom
21h30 – Encerramento

20 de novembro

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, marca a morte do maior líder da história dos negros no Brasil, Zumbi dos Palmares, capturado por portugueses e morto após ter sido denunciado por um companheiro. Neste mesmo dia, o Quilombo dos Palmares, que chegou a abrigar mais de 30 mil negros, foi destruído. Em 2003, a lei 10.639, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu a data como parte do calendário escolar brasileiro e tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.

 

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás