Categories: Arquivo

Atendimento na saúde está normal após saída de cubanos, diz prefeitura

Após perder 29 cubanos que atuavam pelo programa federal Mais Médicos, a Serra recebeu 28 novos profissionais que já estão atuando nos postos de saúde. A informação é da subsecretária  municipal de Saúde, Cristiane Stein.

“Só não repôs os 29 porque um dos novos contratados enviou email informando que não vai se apresentar, mas o Ministério da Saúde sinalizou que vai repor. Além disso, agora em dezembro foram contratados mais 14 médicos para unidades de urgência, que são as Upas (Unidades de Pronto Atendimento) e a maternidade”, disse Stein.

A subsecretária revelou que a rede municipal acabou perdendo outros cinco profissionais, que pediram exoneração para assumir contratos em outros municípios e estados. “Então a Secretaria de Saúde da Prefeitura da Serra contratou outros oito, desta vez concursados”, frisa.  

Stein acrescenta que o município vem abrindo aos sábados, em forma de revezamento, sete das 38 unidades de saúde. E que isso vem ajudando no atendimento ao usuário que chegou a ficar prejudicado após a saída dos médicos cubanos, ocorrida em 21 de novembro. 

“Isso é uma ampliação dos serviços; nosso objetivo é possibilitar às pessoas que trabalham durante a semana e não têm acesso, atendimento médico e dentista, para que possam se cuidar no fim de semana”.

Estarão abertas as unidades de: Boa Vista, Serra sede, Jacaraípe, Novo Horizonte, Feu Rosa, Serra Dourada e Planalto Serrano Bloco A. O atendimento é das 7 às 17h.

Cristiane acrescenta que o município tem atualmente 97% de abastecimento de medicamentos. “A OMS preconiza que o ideal seria de 80%, estamos com 97,7%, o maior número da história da Serra”.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás