Notícias

Atendimento jurídico de graça em terminal da Serra nesta sexta

A ação é uma agenda da Prefeitura da Serra e acontecerá das 8 às 17 horas. Crédito: Arquivo TN/Gabriel Almeida

Nesta sexta (12) vai ter atendimento jurídico gratuito no Terminal de Laranjeiras, na Serra. O serviço será para assuntos referentes a Vara de Família.

A ação é uma agenda da Prefeitura da Serra por meio do Departamento de Assistência Judiciária (Dajum) e acontecerá das 8 às 17 horas.

De acordo com a Prefeitura, a agenda acontece em comemoração ao Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto.

Quem for ao local poderá obter orientações ou dar entrada em processos referentes a ações de alimentos, divórcio (litigioso ou consensual), guarda, reconhecimento e dissolução de união estável, alvará para liberação de valores, alvará para liberação de corpo, tutela e curatela entre outros, tudo de graça.

É importante que o interessado no atendimento leve documentos oficiais de identidade, CPF, comprovante de residência, documento que comprove renda de até três salários mínimos e outros que sejam pertinentes ao caso que será apresentado aos advogados.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota, destaca a importância de realizar ações itinerantes e lembra o aumento de atendimentos da Assistência Judiciária depois que o departamento passou a fazer ações externas.

“Nós triplicamos o número de atendimentos, em relação ao ano passado. No primeiro semestre foram feitos 4.802 atendimentos, três vezes mais que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.599”, afirma a secretária.

+ Homem se masturba ao lado de adolescente no Transcol na Serra e transmite assédio ao vivo

Quase 5 mil atendimentos este ano na Serra

De janeiro a junho deste ano, o Departamento de Assistência Judiciária (Dajum) realizou 4.802 atendimentos ao público na Serra.

O número é mais que o triplo do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.599 atendimentos, um aumento de 200%.

O departamento, ligado à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) do município, presta serviços jurídicos gratuitos relativos à Vara de Família, como processos de concessão de pensão alimentícia, divórcio e investigação de paternidade. No total são oferecidos 24 serviços.

Os quase 5 mil atendimentos deste primeiro semestre na Serra resultaram em 613 audiências e em 1.027 ações protocoladas.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania da cidade, Lilian Mota, atribui este aumento a uma série de fatores como os atendimentos nas comunidades por meio de ações como o “Conta Comigo” e a disponibilização de mais um ponto de atendimento ao público, nas instalações do Fórum Cível da Serra, em Jardim Limoeiro.

“Outro fator que contribuiu para que aumentassem os atendimentos foi a consolidação e aperfeiçoamento do atendimento por meio do Whatsapp”, lembra a secretária. “O Dajum atua diretamente no exercício da cidadania, ao permitir que a população vulnerável do município tenha acesso aos instrumentos do Direito”, acrescenta.

Como resultado dessas melhorias, o número de atendimentos aumentou inclusive em relação ao início de 2022. Em janeiro foram 254 atendimentos, chegando a junho com o número de 1.271, um aumento de 400% em relação ao início do ano.

Para ter direito à assistência judiciária, o morador ou moradora da Serra precisa ter renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 3.636,00) e patrimônio de até 180 salários mínimos.

Para acessar o serviço ofertado pela Prefeitura da Serra, é preciso fazer agendamento pela internet, por meio do link http://agendamento.serra.es.gov.br/ ou pelo telefone 3252-7231. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.

O serviço oferece também a possibilidade de abrir demandas por meio do Whatsapp, pelos números: 98862-6841, 99795-7445 e 99864-0434.

Lista detalhada dos serviços jurídicos gratuitos:

  • Orientação Judiciária nos assuntos referentes às áreas de Família, Órfãos e Sucessões;
  • Infância e Juventude e Registro Tardio;
  • Ação de Alimentos;
  • Ação de Guarda;
  • Ação de Investigação de Paternidade;
  • Ação Negatória de Paternidade;
  • Ação de Reconhecimento de Paternidade;
  • Ação de Retificação de Registro;
  • Ação de Adoção;
  • Ação Judicial para levantamento de valores deixados por falecido;
  • Busca e Apreensão de Bens de Uso Pessoal;
  • Busca e Apreensão de menor;
  • Incidente de Alienação Parental;
  • Interdição;
  • Reconhecimento e Dissolução de União Estável;
  • Divórcio litigioso e consensual;
  • Execução de Alimentos;
  • Liberação de corpo e autorização para sepultamento;
  • Lavratura de óbito tardio;
  • Oferta de Alimentos;
  • Regulamentação do Direito de Convivência/Visitas;
  • Revisional de Alimentos (majoração, redução ou exoneração);
  • Suprimento de Idade/Consentimento para casamento;
  • Tutela
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

26 minutos atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

50 minutos atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

1 hora atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

23 horas atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

24 horas atrás