25.3 C
Serra
sábado, 30 de Maio de 2020

Até quatro décadas ‘na crista da onda’

Leia também

Mais de 60 vagas de emprego no Sine da Serra na segunda (1)

Se você está procurando emprego o  Sine da Serra não está realizando atendimento presencial ao público, mas continua captando...

Em entrevista, Audifax fala sobre medidas de combate ao coronavírus na Serra

A Serra tem tomado uma série de medidas em combate ao coronavírus (Covid-19), que vão desde a distribuição de...

Com 569 mortes por Covid-19, Estado investiga outros 41 óbitos suspeitos

Quarenta e um óbitos estão sendo investigados no ES para saber se as pessoas morreram de Covid-19. O Espírito...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Ayanne Karoline

O surfista se aventura até hoje nas ondas de Jacaraípe e repassa seu conhecimento no esporte para "vovôs" da 3ª idade. Foto: Divulgação
O surfista se aventura até hoje nas ondas de Jacaraípe e repassa seu conhecimento no esporte para “vovôs” da 3ª idade. Foto: Divulgação

Adrenalina e muita emoção. Nas ondas do surf muitas pessoas encontram sua válvula de escape para o mundo corrido. Em geral o esporte exige força, agilidade e técnica. Características de jovens, mas que os mais “velhos” dão show de talento. Nas águas de Jacaraípe não é difícil reconhecer esses “medalhões” do mar.

E é das águas salgadas que Júlio Freitas, de 52 anos, tira sua inspiração. O morador de Jacaraípe está no surf há quase 40 anos e já produziu mais de 8 mil pranchas. Além de trabalhar com sua maior paixão, ele “se joga” no mar cerca de três vezes na semana. “Eu vivo o surf, é o meu trabalho e meu lazer”, afirma.

Mesmo com a idade avançada e um problema de coluna por causa do esporte, o shaper – como é conhecido o profissional que confecciona pranchas – não exita em dizer que hoje estaria bem pior se em seu mundo não existisse o surf. “Com o tempo a disposição não é a mesma, mas a força de vontade e os benefícios para o corpo são garantidos”.

Quando não está no mar, está trabalhando para que outros estejam lá da melhor forma possível. A marca Júlio Freitas produz pranchas exclusivas e personalizadas, sob medida e encomenda. O “vovô” do surf esbanja talento e faz a prancha baseada nas características de cada surfista.

Compartilhando conhecimento

Prazer que também é compartilhado pelo professor de educação física e instrutor de surf Flávio Ferreira, conhecido como Flávio Minotauro. O apelido vem da época de futebol, mas representa a garra de quem agora ensina os outros a deslizarem nas ondas.

Ele não é mais um menino, mas com 39 anos considera o surf como lazer indispensável. Flávio conta que dá aulas para pessoas da terceira idade e diz que o rendimento dos vovôs e vovós é muito bom. “Os cuidados com essa faixa etária são diferenciados, é preciso mais atenção. Mas o retorno é gratificante. Eles aprendem e não param mais de praticar”, conta.

Minotauro ainda destaca que o surf proporciona o bem estar em meio à natureza, tornando-se uma opção saudável para exercitar o corpo e a mente, mesmo na terceira idade.

Para quem é amante do surf ou quer apenas curtir a paisagem, a Serra oferece cerca de 23 Km de praias limpas, próximas a riachos e lagoas, e uma vasta vegetação nativa.

Conheça algumas:

Praia de Carapebus

Balneário de Carapebus

Praia de Bicanga

Praias de Manguinhos

Praia de Jacaraípe

Praias de Nova Almeida

Comentários

Mais notícias

Em entrevista, Audifax fala sobre medidas de combate ao coronavírus na Serra

A Serra tem tomado uma série de medidas em combate ao coronavírus (Covid-19), que vão desde a distribuição de máscaras e kits de limpeza...

Com 569 mortes por Covid-19, Estado investiga outros 41 óbitos suspeitos

Quarenta e um óbitos estão sendo investigados no ES para saber se as pessoas morreram de Covid-19. O Espírito Santo tem hoje (29), até...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!