[secondary_title]

Assembleia vai homenagear personalidades que lutam pela igualdade racial no ES

- PUBLICIDADE-
A sessão é uma proposição da deputada petista Iriny Lopes. Crédito: Divulgação

No próximo dia 11 de abril, uma terça-feira, o plenário Dirceu Cardoso da Assembleia Legislativa, em Vitória, será palco da sessão solene em homenagem aos 174 anos da Insurreição de Queimado, ocorrida na Serra, em 19 de março de 1849 – conhecida por ser a maior revolta de escravos da história do Espírito Santo.

Na ocasião, serão entregues a Comenda Chico Prego para pessoas que possuem trajetória de luta pela igualdade racial.

“A Assembleia Legislativa e o nosso mandato estão abertos às demandas dos movimentos sociais e da população negra. A Insurreição de Queimado é um símbolo de resistência no nosso estado, personificada na figura do Chico Prego, um exemplo de luta do povo negro capixaba. Quero convidar todas e todos a participarem desse momento de celebração da nossa ancestralidade e, também, e daqueles que seguem na luta hoje em dia”, convida a deputada estadual proponente da sessão, Iriny Lopes do PT.

A sessão começa às 18h30 e é aberta ao público em geral. Trinta personalidades serão homenageadas na Assembleia. Dentre elas, os serranos Teodorico Boa Morte, Ivo Lopes, Maria Aparecida Ferreira, Professor Roberto Carlos, Jack Rocha e a banda de congo Konchaça.

+ Oficinas de Páscoa gratuitas com saladas de fruta, waffles e biscoitos na Serra

LISTA DE HOMENAGEADOS SESSÃO SOLENE DE QUEIMADO 

01- Marcia Maria Rangel Monteiro

Moradora de Vila Velha, Pedagoga, Mestranda. Membra dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil desde 1987. Faz parte do Fórum Chico Prego. Atuação em diversas lutas contra o racismo, em defesa da mulher, por uma educação com equidade e qualidade.

02- Maria de Lourdes Ferreira de Souza

Maria de Lourdes Ferreira de Souza,  mineira, participa do  Movimento  Negro  desde 1994,  professora no Estado de Minas Gerais.  Em 1996, começou a participar da Inculturação  Salesiana em Vitória.  Daí em diante, APN, a participação  nas celebrações de  Queimado. Moradora da Serra, participa no Santuário Basílica de  Santo Antônio,  membra da União  dos Escoteiros do Brasil (UEB). Profissional: professora no Estado do  ES e  no município de Vitória.  Atualmente,  cuidadora de idosos.

03- Dandara Gaspar Pereira

Jovem negra, com curso superior em Direito. Iniciada no Candomblé de Angola há 09 anos. Foi atuante no Fórum Chico Prego, Fórum de Juventude (FEJUNES) e Conselho da Juventude da Serra. Trabalhou como Escrevente no Cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas do Distrito de Carapina e atualmente é Assessora Técnica na Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Estado Espírito Santo.

04- Fátima Tolentino da Silva

Graduada em Serviço Social. Possui especialização em Igualdade Racial. Atualmente é Coordenadora do Conselho Municipal do Negro e Presidenta do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial. Membra do Instituto Probem@mulher, vice-presidente do bairro de Taquara II. Integrante do Movimento Negro Unificado – ES.

05- Rafael Nascimento Miranda

Conhecido como Feijão. Filho de Rosa Maria e Xexéu, pai de Tairã, Inaye, Jociele e Rafaela. Sociólogo e peixeiro, membro do Kisile, articulador social pelo Bonde de Favelas, educador social e militante do movimento negro.

06- Maria Aparecida Ferreira

61 Anos, Natural da Cidade do Rio De Janeiro, casada com Carlos Antônio Filho, mãe de Carlos Eduardo e Ana Carla. Pedagoga, Pós Graduada em Alfabetização, Séries Iniciais, Ensino Fundamental e EJA e  Altas Habilidades e Superdotação. Diretora Presidente do Instituto Defesa do Verde e Desenvolvimento Social de Serra, Microempreendedora na Área Educacional. Participa dos conselhos municipal COMDPD / COMMUS, e estadual Conselho Gestor Da Apa De Praia  Mole e do Fórum Chico Prego. De formação católica Apostólica Romana, é Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão, catequista, faz  parte do Apostolado da Oração e canta no coral.

07- Maria Francisca Campos de Faria

Nascida em São José do Calçado, ES, pedagoga. Trabalhou em em escola no município de Vitória e Serra dez anos. desde pandemia ajuda o pai no sítio morro do céu no município de Serra a queijaria na fabricação e vendas dos queijos. O  sítio Morro do Céu  faz parte do agroturismo da Serra onde recebe turistas para visitação com turismo familiar e pedagógico. Francisca participa da associação do agroturismo sendo articuladora do lanche da caminhada noturna dos zumbis contemporâneos de Queimado.

08- Sheila Caria de Sousa

Nasceu no ano 1980, é filha de Jadir e Maria Elizabete. Mãe de Ayan e Ana Flávia. Pedagoga, moradora de Central Carapina – Serra. Fez parte da luta das mulheres (AMUS) de 1995 à 1999. Membro do CDDH Serra há 19 anos, kisileira membro kisile há 24 anos, membro Forúm Chico Prego. Fez parte do comitê do currículo Quilombola. Participa da Comissão organizadora da Caminhada Zumbi contemporâneo e festejos do Queimado.

09- Girlandia Conceição dos Santos

Mulher lésbica, assistente social, sua caminhada inicia no CDDH, passando pelo Kisile e chegando no Fórum Chico Prego, contribuindo ao longo dos anos na construção da celebração inter-religiosa de Queimado e também na comissão de construção da Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos.

10- Ivo da Silva Lopes

Jovem, negro de 28 anos, graduando em Direito, foi líder comunitário do bairro Campinho da Serra I, Membro da Comissão da Caminhada Zumbis Contemporâneos, do Fórum Chico Prego, membro do Coletivo Nacional de Juventude Negra – Enegrecer, ativista do movimento negro.

11- Diego Ramiro Araoz Alves.

Militante e educador antirracista. Sociólogo. Pai de Carmem e de Tereza. Nordestino e torcedor do Bahêa.

12- Teodorico Boa Morte

Nasceu em Aracruz, no dia 28 de junho de 1950, filho de lavradores. Artista popular, consagrado Mestre Griô da região Sudeste em 2007, contador de história, poeta, músico, cordelista, folclorista. Membro fundador da Academia de Artes e Letras da Serra – ALES, e também da Banda de música “Estrela dos artistas da Serra”. Membro fundador da Academia de Letras Jurídicas do Estado do Espírito Santos – ACALEJES. Membro do Conselho Internacional de Acadêmicos de Ciência e Letras e Artes – CONINTER. Tem vários livros editados e também vários cordéis. Ocupa a cadeira de número 35 da Academias Capixaba e Artes de Poetas Trovadores – ACLAPCTC.

13- Centro de Defesa dos Direitos Humanos – CDDH

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos conta com um Histórico de 39 anos de atuação na promoção, defesa, orientação e formação em direitos humanos no âmbito municipal e estadual. Situada no Município da Serra foi fundado em 19 de março de 1984, após o III Encontro Nacional dos Direitos Humanos realizado no Estado do Espírito Santo, desde então, se propõe a trabalhar na defesa e promoção dos Direitos Humanos. Atua em diversos conselhos, é filiada ao Movimento Nacional de Direitos Humanos.

14- Eliane Mendeira Pedro Santos

Ialorixá da casa ILÉ ASÉ OYÁ EGUNITA. Realiza Ação Social com distribuição de cestas básicas e corte de cabelo infantil. Trabalha com um grupo de crianças que fazem capoeira, em seu território.

15- Renata Geja Ernesto

Makota da Comunidade Tradicional de Matriz Africana Inzo Muki Ria Matamba. Integrante da Corrente das Nações Afro. Ativista afro cultural, mulher negra e professora.

16- Edisson Mandela Rangel Monteiro

Filho de Marcia Rangel e Edson Monteiro, militante do Movimento Negro, malungo dos Agentes de Pastoral Negros (APNs), educador social e articulador periférico. Contribui com a Celebração de Queimado a anos através do grupo focal de Vila Velha.

17- Sociedade Cultural Banda de Congo Konshaça

Foi fundada, por grupo de Serranos em 08 de Dezembro de 1980, através do professor José Carlos de Miranda Filho, entre outros, que preocupado com a sobrevivência dos congos, criou específico com jovens. O primeiro mestre foi Hilário. O Konshaça participa dos Festejos de Queimado desde o ano de 1989 até os dias de hoje. Existe o grupo de Congo Mirim Konshacinha de Santo Antônio, para manter os jovens envolvidos na cultura do município da Serra. O Mestre atual é Edson Roberto dos Santos (Roberto Dadaia), o  presidente é Valdeni Alves (Ninho), a rainha do Congo é dona Jandira Dias Bolonha, e o Capitão é o Carlos Augusto Ferreira MONTARROYOS.

18- Jackeline Oliveira Rocha

Nascida em Colatina, Jack Rocha é militante do Movimento Negro Unificado (MNU), presidenta estadual do PT e da Federação Brasil da Esperança no Espírito Santo, divulgadora e ativista das luta dos povos negros. É a primeira Mulher Negra Eleita Deputada Federal no estado.

 19- Helder Ignacio Salomão

Helder Salomão é capixaba, nascido no interior do Espírito Santo, morador de Cariacica, professor de filosofia e está no terceiro mandato como deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores.

Em sua trajetória na política já exerceu os cargos de vereador, deputado estadual, prefeito de Cariacica por dois mandatos e secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Na Câmara Federal foi presidente da Comissão de Direitos e Minorias em que teve forte atuação na luta pela garantia dos direitos, principalmente das maiorias minorizadas, tais como mulheres, povos indígenas, Lgbtqia+, negros entre outros, atualmente é membro titular da Comissão  de Constituição e Justiça e do Conselho Nacional de Direitos Humanos.

20- José Tarcísio Ribeiro Pinto

Pastor Tarcísio, aposentado na Igreja Metodista, que reparou a triste história criando a “Igreja Unida” e elaborou a Pastoral do Antirracismo. Participa da Celebração Ecumênica de Queimado há anos como um dos celebrantes representando a Igreja Metodista.

21- Pe. Márcio Almeida Ghil

Filho de Ângelo Singel Ghil e  Zuleika Almeida Ghil. Nasceu em Santo Antônio, Vitória, no ES, em 12 de agosto de 1958. Viveu a sua infância,  adolescência e juventude em Vila Velha. Atualmente atua na paróquia São Sebastião de Afonso Cláudio-ES. Participa do Grupo de Jovens e Associação de Moradores em Jardim Colorado-Vila Velha. Participou das CEB’S e da GRAVA(Grande Avaliação  da Arquidiocese de Vitória). Estudou na UFES Engenharia elétrica, concluindo em 1985. Em agosto de 1987 entrou no Seminário da Arquidiocese de Vitória. Foi ordenado em 20 de novembro (Dia da  Consciência Negra)  de 1994. Atuou nas paróquias  Nossa Senhora da Conceição em Serra-sede,  Jesus Libertador em Cariacica, Nossa Senhora da Conceição em Guarapari e atualmente na paróquia São Sebastião de Afonso Cláudio. Em 1998 o grupo chamado Fórum Chico Prego começou a preparar os 150 anos da Insurreição de Queimado que aconteceu em Março de 1999 com uma missa presidida  pelo Padre Rufino, saudoso missionário Comboniano do Congo, África.

22- Pe. Paulo Sérgio Vaillant

Natural do Município de Barra de São Francisco-ES, entrou na Ordem Religiosa dos Jesuítas em 1980, ordenado Padre em 1993. Trabalhou no Centro de Estudos e Ação Social [CEAS] em Salvador-BA por 04 anos, como diretor da Revista Caderno do CEAS e Membro Assessor da Equipe Rural na Região do Cacau, Café e Cana de Açúcar em todos os Estados do Nordeste.

De 1998 a 2007 foi  Missionário Fundador da EQUIPE ITINERANTE DA AMAZÔNIA, com sede em Manaus,  que completará neste ano de 2023, 25 anos de Existência, além de diversas Edições do Fórum Social Mundial, tanto no Brasil (Porto Alegre, Belém, Salvador), como também na Índia (Mumbai), África (Quênia), Venezuela (Caracas).

Participa regularmente das Celebrações Macroecumênicas em São José do Queimado,  desde  2008, Na Arquidiocese de Vitória, atuou em diversas Paróquias: Anchieta, Vila Velha, Serra, Cariacica e Alfredo Chaves.

23- Roberto Carlos Teles Braga

Morador da Serra, Roberto Carlos Teles Braga é conhecido como Professor Roberto Carlos e é mestre em Administração pela Fucape. Ajudou a fundar o PUPT, um dos cursinhos preparatórios que já atendeu milhares de estudantes na região da Grande Vitória. Foi vereador da Serra por dois mandatos, deputado estadual e também foi diretor da Codesa.

Como vereador, inaugurou a sessão solene em homenagem à Insurreição do Queimado, e reconhecendo diversas personalidades negras. A partir daí, a data foi inserida oficialmente no calendário comemorativo da Câmara da Serra.

Através de uma emenda parlamentar do seu mandato, foi feito um estudo pela fundação Ciciliano Abel de Almeida que embasou a restauração e reforma do sítio histórico das Ruínas da Igreja de São José do Queimado.

24- Dalva Lyrio Guterra

Dalva Guterra, Administradora, aposentada, atualmente exercendo o cargo de Superintendente de Convênios na Prefeitura de Vila Velha.  Pós-graduada em Gestão de Finanças Públicas e Gestão de Políticas Públicas Municipais. Exerceu Cargo de Secretária de Finanças na Prefeitura de Cariacica por 8 anos, na Prefeitura de Serra Secretária de Finanças e Assessora Especial-Captação de Recursos por 6 anos, quando viabilizou recursos junto ao SINCADES e Governo Federal, para revitalização do Sítio Histórico de São José de Queimado.

25- Janio Marcio da Silva

Escritor, Produtor Cultural, bacharel em Serviço Social e especialista em Gestão de Projetos. Publicou os livros de poema “Pedaços da Noite” (2017) e “Bonde” (2018), sendo integrante do coletivo Palavra Negra e idealizador do projeto Entrecemlinhas.

Foi cofundador do Coletivo Literatura Marginales, membro do Fórum Estadual da Juventude Negra (FEJUNES), Orientador Social do Núcleo Afro Odomodê, Administrador do Centro de Referência da Juventude do município de Vitória (CRJ) e atualmente é Assessor Técnico do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Projovem.

26- Jocelino da Conceição Silva Júnior

É mestre em educação pela Ufes, professor e pedagogo efetivo da rede de Vitória, diretor do Instituto Raízes em Vitória. Tem uma trajetória de defesa da educação pública e pela cultura. Desenvolvendo projetos e ações que mobiliza as escolas de samba e comunidades. Atualmente é coordenador do MUSEU CAPIXABA DO NEGRO. MUCANE.

27- Abnael de Jesus Santos

42 anos é Idealizador da Força Break – ES, Projetos realizados a mais de vinte anos, nas periferias do Estado do Espírito Santo, foi colaborador do  Museu do Negro desde sua fundação, ajudou o Movimento Negro e Usando a Cultura Hip Hop como ferramenta de transformassão social

28- Emiliana Amorim

Professora, filha de Anita Fernandes Amorim e Maurício Amorim, mãe de Fernanda e Isabela.  Militante do Fórum de Mulheres Cariacica e integrante da Pastoral Operária. Tem na história da sua luta, a militância pela implementação da Lei 10639 que estabelece a obrigatoriedade do ensino que estabelece o ensino de História e cultura afrodescendentes. Além disso, também conta com uma trajetória ampla na luta pela educação básica pública de qualidade.

29- Marco Antonio Carolino da Silva

Membro do MST considera que, como militante da organização, luta pelos direitos ao território, trabalho, liberdade de expressão e escolarização em todos os níveis de conhecimento. Para ele, esses são fundamentais para a conquista da liberdade enquanto seres humanos. Nesse contexto, reconhece e participa do MST como um instrumento de combate ao racismo.

30- Jocimar Nunes

Mestre Buchecha, Natural da Barra do Jucu, é mestre há vinte anos da Banda Mestre Alcides. Está com 56 anos e reconhece o valor histórico do congo, que reforça toda a ancestralidade indígena e negra. Através do seu trabalho no congo, é referência pra muitos homens e mulheres na perspectiva da valorização da cultura negra.

...

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há 12 anos já tem...

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André Carloni, na Serra. O...

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso da Silva, 25 anos,...

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na Serra, se estenderão até...

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse tempo é praia, Tempo...

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com uma granada detonada pelo...

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local foi nomeado ‘Casa 11’,...

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil na...

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe a previsão do Instituto...
Anúncio
close-link