Categories: Política

Assembleia Legislativa tem Procuradoria Especial da Mulher

Solenidade de instalação acontece nesta terça-feira (12)

A deputada estadual Janete de Sá (PMN) será a titular da Procuradoria da Mulher, que será inaugurada nesta terça-feira (12) na Assembleia Legislativa (Ales), às 18h. Trata-se de um canal de orientação à mulher vítima de violência sobre seus direitos. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Inicialmente, o foco da Procuradoria será sobre a violência familiar e doméstica, com atendimento às vítimas de violência, assédio moral, no ônibus, na empresa e outros, como pensão alimentícia. Orientar ainda a vítima sobre onde fazer denúncia e acompanhamento do exame de corpo e delito no Departamento Médico Legal, segundo a titular da entidade. 

A nova procuradoria terá como supervisora a advogada Valeria Marcia Cardoso Zachel, que tem experiência em Direito de Família e feminicídio. Ela contará com uma equipe formada por mais três pessoas: uma funcionária da Casa, com formação em Assistência Social e especialização em Sociologia da Mulher, e dois estagiários da área de Direito.

 A Procuradoria Especial da Mulher foi instituída por meio da Resolução 5018/2017, de autoria da Mesa Diretora, alterando o Regimento Interno da Casa. A indicação da proposta à Mesa foi iniciativa da deputada Luiza Toledo (PMDB). De interesse direto do público feminino, o órgão é constituído por uma procuradora especial da mulher (Janete de Sá) e duas subprocuradoras adjuntas – as deputadas Eliana Dadalto (PTC) e Raquel Lessa (SD). O mandato é de dois anos.

Entre as atribuições do órgão estão o recebimento, análise e encaminhamento às autoridades competentes de denúncias relativas a atos de violência e de discriminação contra mulheres.

É também papel da Procuradoria fiscalizar e acompanhar a execução de programas dos governos federal e estadual que visem promover igualdade de sexo e campanhas educativas contra discriminação a mulher. Além disso, o órgão deve cooperar com organismos nacionais e internacionais de promoção dos direitos das mulheres e promover pesquisas sobre violência e discriminação contra pessoas do sexo feminino.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

3 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

6 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

11 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás