Categories: Política

Assembleia aprova projeto que obriga planos de saúde a cobrirem teste de Covid-19

A Assembleia Legislativa aprovou, durante sessão virtual realizada hoje (dia 21), o projeto de lei do deputado estadual Bruno Lamas (PSB) que obriga os planos de saúde públicos e privados, situados no Estado, a cobrirem os exames sorológicos que identificam a presença de anticorpos (IgA, IgG ou IgM) no sangue dos pacientes que foram expostos ao novo coronavírus, independentemente de apresentarem sintomas da doença; e o SARS-CoV-2, para pesquisa por RT-PCR, teste molecular de alta sensibilidade com elevadas taxas de acerto e que detecta o vírus nos primeiros dias de infecção após retirada de amostras do nariz e da garganta.

Por unanimidade, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do governo federal, decidiu suspender, no dia 16, a Resolução Normativa 458 que obrigava a cobertura dos testes de sorologia para Covid-19 pelos planos. Ou seja, desde aquela data, os usuários de planos de saúde passaram a ter de pagar do próprio bolso o teste de sorologia, avaliado em até R$ 300.

A ANS alegou que “os testes sorológicos apresentam significativa taxa de falsos positivos” e já tinha obtido na Justiça a derrubada da liminar que determinou a inclusão do exame no rol de coberturas obrigatórias dos planos de saúde.

De acordo com o deputado, o projeto de lei aprovado em regime de urgência pela Assembleia corrige essa injustiça. “Pelo projeto aprovado, os planos de saúde terão de arcar com essa despesa e autorizar esses exames. Estamos corrigindo uma situação, dando direito ao consumidor, que já paga caro pelos planos de saúde, além de contribuir no combate à pandemia, com a realização de testes indispensáveis à saúde das pessoas”, defendeu Bruno Lamas.

E acrescentou: “A Assembleia do Espírito Santo fez valer seu poder de legislar e garante que, aqui no Estado, os planos de saúde terão de cobrir esses exames, que são importantes no combate de guerra à pandemia.”

Para entrar em vigor, a proposta depende agora da sanção do governador Renato Casagrande (PSB). Bruno garante que também irá intensificar sua cobrança para que os exames sejam ampliados na rede pública, que alcança a grande maioria das pessoas.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

9 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

9 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás