Categories: Meio Ambiente

Assaltos prejudicam turismo no Mestre Álvaro, na Serra

Os assaltos acontecerem na trilha norte, que fica na região da Serra-Sede. Foto: Junior Nass

Um problema crônico que atrapalha o turismo e a visitação ao Mestre Álvaro voltou a ocorrer com frequência este ano: os assaltos. A denúncia é do ativista da ONG Amigos do Mestre Álvaro, Bismarck Jardineiro, que também atua como guia de grupos na região.

Segundo Bismarck, em 2018 já foram cinco assaltos. Em comum, o fato de acontecerem na trilha norte, que fica na região da Serra-Sede. “Esse é o ponto mais problemático. O Mestre Álvaro tem trilhas em outras regiões, onde não acontecem essas ocorrências. Os assaltos na trilha norte aconteceram nos dias 7, 24 e 31 de janeiro e nos dias 10 e 13 de maio”, conta.

O ativista explica ainda que um dos pontos mais problemáticos é na caixa d’água, que fica logo no início da subida. “Inclusive num desses casos, eu estava em outro local do morro e fazia uma transmissão ao vivo por rede social quando recebi a notícia do assalto. É preciso mais presença preventiva da PM e da Guarda Ambiental da Serra na região”, completa.

Apesar de ser uma Área de Proteção Ambiental (APA), principal símbolo ambiental e paisagístico da Serra, o Mestre Álvaro não possui vigilância permanente, controle de acesso e nem estrutura para visitação. Inclusive a sede da APA foi construída fora do morro, na área do Jardim Botânico, na Serra-Sede. 

Reforço na segurança

Segunda a assessoria de imprensa da Prefeitura, no fim do mês passado a Secretaria de Defesa Social recebeu um grupo de ambientalistas que atuam no morro para ouvir demandas sobre segurança no local. Ficou pactuado que as Ong’s vão informar às Sedes quando promoverem subidas em grupo, para que as equipes da Guarda Civil Municipal façam patrulhas na entrada norte da APA nos horários de subida e descida dos trilheiros.

Outra providência da Sedes foi orientar as equipes da GMC que atuam no Polígono de Segurança que compreende a região de Serra-Sede a fazer patrulhas rotineiras na entrada norte da trilha para o Mestre Álvaro. Além disso, foi feito contato com a Polícia Militar para realização de intervenções na região.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Tributo a banda Pink Floyd nesta sexta em pub da Serra

Uma das maiores bandas de rock do mundo, será representada num tributo imperdível no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta-feira…

9 minutos atrás

Eleições 2024: prazo para emissão de título de eleitor termina em oito de maio

Termina no próximo dia oito de maio o prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas Eleições…

18 minutos atrás

Golpistas vendiam consórcio falso na Serra e ameaçavam vítimas com arma de choque, revela Vandinho

Na manhã dessa quinta-feira (02), foi deflagrada a terceira fase da Operação Consórcio Fake mirando uma empresa de investimentos situada…

23 minutos atrás

Vidigal assina ordem de serviço para reformar unidade de saúde e praça de Chácara Parreiral

O prefeito Sergio Vidigal assinou na noite da última terça-feira (30) a ordem de serviço para a revitalização e ampliação…

37 minutos atrás

Promotor que já atuou na Serra toma posse como chefe do Ministério Público do ES

Nesta quinta-feira (02), Francisco Martínez Berdeal tomou posse como Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo…

40 minutos atrás

Tatá Mendonça chega em maio na Serra com show “Uma cega na comédia”

A comediante Tatá Mendonça, conhecida por seu show de stand-up solo "Uma Cega na Comédia", se apresentará na Serra neste…

1 hora atrás