Categories: Notícias

As variadas ‘cidades’ que existem dentro da Serra

Odmar Péricles é o autor da coluna. Foto: Divulgação

O professor, doutor e geógrafo, Milton Santos, escreveu vasto conteúdo, analisando espaço urbano, seu tempo e desenvolvimento. Seu ponto de partida é que a cidade devia ser homogenia e diferente de como se apresenta: evidenciando o centro promissor com sua periferia apenas reprodutora da dura realidade social.

Ou seja, se fosse colorir a geografia da cidade, as áreas centrais brilhariam intensamente. Mas ao afastar-se desse centro, as cores vão perdendo brilho e intensidade, até que se torne fosco e quase invisível.

Numa cidade como Serra, que é desforme, quer dizer, que não se distribuiu exatamente do centro para a periferia, havendo variadas incidências com sua emergente urbanização, a territoriedade obedeceu a fatores não coincidentes com a geo-demografia do ilustre autor baiano, mestre Santos.

A Serra, aliás, não tem o tal centro promissor ou irradiador da urbanidade. Tem regiões quase autônomas, não fosse a existência da região-sede administrativa, concentradora do controle político, de gestão e do processo histórico-cultural, desde a fundação da Vila de Nossa Senhora da Conceição da Serra.

Assim é que Carapina concentra comércio automotivo e serviços de transporte, que se estende por Jardim Limoeiro, até a siderúrgica da Arcelor Mittal. Em Laranjeiras o shopping a céu aberto da cidade, com sua movimentação varejista, mais serviços de saúde e especialidades médicas. E a área expandida das indústrias de médio porte.

Jacaraípe e litorânea, com predomínio do turismo de lazer, pesca e culinária. Na maior região de conjuntos habitacionais, de Barcelona às Serra’s Dourada’s, se expande comércio local, dando autonomia a região. Além do Centro Industrial – CIVIT I.

Restando aos bairros da margem esquerda a BR-101-N (sentido Carapina pra Serra), entre Cantinho do Céu indo até Laranjeira Velha (entrecortado por José de Anchieta) os aspectos suburbanos mais próximos ao que desenhou o mestre Milton Santos.

Odmar Péricles Nascimento

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

7 minutos atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

5 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

6 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

8 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

8 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

9 horas atrás