Categories: Política

“As pessoas que me perguntam se daqui a dois anos eu serei candidato a prefeito”

Vandinho defende que o município da Serra receba uma unidade estadual de especialidades médicas e também maior efetivo policial. Foto: Divulgação

Yuri Scardini

Cotado pelo meio político para retornar a Assembleia Legislativa, Vandinho Leite (PSDB) conta nessa entrevista que estar próximo a Serra foi o principal motivos que o levou a buscar uma vaga de deputado estadual. Ele disse que a cidade precisa receber um centro estadual de especialidades médicas e aumentar o efetivo policial para combater a criminalidade. Já na política, Vandinho não esconde a vontade de um dia ser prefeito da Serra.

Você já acumulou várias experiências na gestão pública, inclusive como Secretário de Estado por duas vezes. Em 2014 tentou ir para Brasília como deputado federal, mas agora concorre a uma vaga para deputado estadual. Por que dessa decisão?

Fui o vereador da Serra em 2004, dois anos depois me elegi deputado estadual. Fiz um mandato muito focado na educação, com conquistas importantes, como o passe livre para estudantes. Fui reeleito com votação altíssima, assumi a Secretaria de Esportes no Governo de Casagrande. Fizemos mais de 500 obras por este estado. Há quatro anos atrás tive 86.506 votos e não pude representar a Serra e o ES como deputado federal por conta dessa regra eleitoral absurda. Com tudo isso, decidi disputar uma eleição de deputado estadual. A prioridade é estar próximo da Serra e não distante em Brasília.

 E qual é o motivo desse desejo de proximidade física com a Serra?

Quero estar próximo da Serra, discutindo os problemas sociais que a cidade tem enfrentado, é uma cidade que tem perdido muitos postos de trabalho ao longo dos anos, mesmo antes dessa crise econômica. É uma cidade que piorou muito os serviços públicos que são oferecidos à população. Eu quero discutir isso de perto e quero ajudar estando mais próximo possível, como deputado na interlocução com o governo estadual.

 E quais serão suas defesas na Assembleia, caso se eleja?

Precisamos pensar na geração de empregos, na qualificação profissional como ferramenta de geração de renda e de oportunidades, na educação profissional como forma de levar profissão para quem mais precisa buscar ingresso no mercado de trabalho. É claro que tudo isso precisa muito que esse país volte a crescer, mas temos que fazer nossa parte aqui.

Em ações práticas, o que é possível fazer?

Essa questão tem muito a ver tanto com a regulamentação de leis. Tem programas que hoje estão instituídos através de lei, como o Nossa Bolsa. E tem muito a ver com a cobrança perante o Executivo estadual, como deputado. São áreas que eu toquei como secretário de Estado e como parlamentar vou estar fiscalizando e exigindo que o Governo execute da melhor forma possível. O deputado tem o papel de legislar e fiscalizar. Mas ele tem também faz interlocução com o governo para trazer benefícios e melhorias para a sua base, e no meu caso é a cidade da Serra. 

Nesse sentido, outro problema histórico da Serra é a segurança pública, que há décadas lidera os índices de violência. Tem jeito para isso?

Todo o Estado tem graves problemas na segurança pública. Vila Velha e Vitória, por exemplo, conseguiram diminuir os índices de homicídios, mas também tiveram que investir bastante na questão das guardas municipais, diferente da Serra, que hoje possui um efetivo ínfimo perto dessas outras cidades. Mas, assim, assumindo a responsabilidade que é do Governo, historicamente se fala muito sobre a integração das polícias, de guarda municipal, com Polícia Civil e Polícia Militar, investimento em tecnologia e inteligência. Mas na prática isso pouco se evoluiu. O que precisa é tirar do papel e executar. Associado a isso é notório que a Serra precisa de mais efetivo policial. São poucos em comparação ao tamanho do município.

Há anos a cidade sofre com problemas ligados à saúde, demandas enormes, estrutura que deixa a desejar. O que é possível fazer para mudar?

O Governo do Estado tem implantado a chamada Rede Cuidar, que nada mais é do que um centro estadual de especialidades médicas. O que eu sei é que precisamos implantar um centro desses na Serra, até porque sabemos que a prefeitura não vai assumir esse papel, e hoje o que a gente vê na cidade são as pessoas esperando por exames, consultas, esperando mais de ano, e dependendo da doença, se for esperar esse tempo todo não consegue salvar o paciente.

Falando de política e olhando em perspectiva agora. Está nos seus planos disputar a prefeitura da Serra daqui a dois anos?

Sou candidato a deputado estadual e quero representar minha cidade, mas é impressionante onde eu passo as pessoas que me perguntam se daqui a dois anos eu serei candidato a prefeito. Vai ser outro momento e a gente vai avaliar o que fazer. Mas há uma crescente insatisfação com a administração atual, muitas pessoas querendo um projeto que faça a Serra voltar a crescer. A Serra foi bem durante um período nas gestões do atual e do ex-prefeito, mas infelizmente de alguns anos para cá começou a andar para trás, e a gente precisa rediscutir a cidade urgentemente. Então esse é um ponto que, com certeza, eu vou discutir daqui a dois anos, mas que eu percebo claramente que a população quer, sim, buscar uma alternativa para trazer um novo projeto para a Serra. 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

7 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

8 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

8 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

8 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

9 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

9 horas atrás