Categories: Divirta-se na Serra

Artista retrata Serra em charges há 17 anos

Responsável pelas artes das charges da coluna Mestre Álvaro do Tempo Novo desde 1997 , Luiz Tozatto, começou a desenhar aos seis anos

Luiz explica que os temas e a direção de arte das charges partem da redação do Tempo Novo. A partir daí o desenho toma traços e formas. Foto: Ana Paula Bonelli

Por Ana Paula Bonelli

Mais de 600 charges em 17 anos de parceria. Não é exagero afirmar que a identidade visual da página dois do Jornal Tempo Novo se confunde com a arte do desenhista Luiz Tozatto. Talento que o artista começou a cultivar e aperfeiçoar ainda na infância.

Morador de Laranjeiras, Tozatto conta que seu primeiro contato com o lápis aconteceu na escola. “Foi quando os meus pais viram o meu primeiro desenho, me lembro até hoje da figura do fusca que fiz. A partir daí eles me incentivaram muito”.

Mas a relação com o Tempo Novo não começou em 1997. Luiz passou pelo jornal nos primórdios da instituição, em 1985. A função era de auxiliar de serviços gerais, mas já naquela época ele deu as suas “pinceladas” nas charges.

“Decidi sair para poder me dedicar a música. Em 1997, eu recebi uma proposta para desenhar as charges para a coluna Mestre Álvaro e para a extinta coluna Futebol é Futebol do falecido Idelson Gadioli, desde então, estou à frente dos desenhos do jornal”, relata.

Luiz explica que os temas e a direção de arte das charges partem da redação do Tempo Novo.  A partir daí o desenho toma traços e formas. Das mãos de Luiz, saem caricaturas de políticos e pessoas influentes na cidade.

Falecido

E não faltam casos interessantes para contar. Um dos mais polêmicos foi a charge publicada em 1998 que se referia ao então prefeito Sérgio Vidigal. Conta-se que Vidigal mandou uma carta para um cidadão pedindo voto para o candidato a governador Albuíno Azeredo. O problema é que o destinatário havia morrido.

“Fizemos a charge ilustrando o caso e a família do falecido encarou como uma ofensa e se queixou junto ao prefeito, o mesmo publicou em outro jornal uma nota de repúdio em relação a esta charge. Fiquei impressionado com a proporção que o assunto tomou”.

Outras reações como olhares admirados, risos e críticas também fazem parte do misto de sensações. Luiz também faz desenhos e caricaturas sob encomenda. Interessados podem entrar em contato pelo email luiz.lime@gmail.com. Confira algumas charges já publicadas no jornal Tempo Novo:

 

                        

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás