Categories: Divirta-se na Serra

Artista usa ferro e fogo para compor peças em Jacaraípe

José Ricardo Kauffman é argentino mas adotou o bucolismo da região conhecida como Vila das Artes em São Francisco como seu novo lar

José Ricardo produz com ferro e vidro objetos decorativos e móveis. Foto: Clarice Poltronieri

Por Clarice Poltronieri

O fogo é a base da transformação para José Ricardo Kauffman, artista da região da Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe. O trabalho do artista é pautado no elemento mais quente da natureza. É com chamas que José trabalha suas peças que utilizam ferro e vidro.

Argentino da cidade de Córdoba seu interesse por arte começou ainda na adolescência. Assim que ingressou na faculdade, cresceu seu interesse pelo ferro como matéria-prima, o que o impulsionou a buscar uma especialização na França e uma passagem de uns sete anos pela Europa, onde teve a oportunidade de conhecer técnicas de conservação do ferro que hoje aplica em seus trabalhos.

“Nessa passagem pela Europa, aproveitei para conhecer o Marrocos, pois sempre fui apaixonado pelas técnicas deles”, diz José.

O artista seguiu para os Estados Unidos, onde ficou cinco anos e lá conheceu um casal de Nova Almeida. Em 2004, decidiu fazer uma visita aos amigos, onde conheceu a região de São Francisco e o artista Neusso Ribeiro, construtor da Casa de Pedra. Encantado com o bucolismo e tranquilidade da região acabou comprando uma casa em Enseada de Jacaraípe e construindo seu ateliê.

Com sua vasta experiência, José passou a desenvolver em ferro peças conceituais e únicas, esbanjando criatividade na confecção de luminárias, porta chaves, objetos decorativos e móveis. Há cerca de um ano e meio o artista inseriu em suas peças o uso de vidro reciclado, influência tanto de sua consciência ecológica, quanto de sua vivência com o grupo de artistas da Vila das Artes.

O artista faz parte da Associação de Artistas e Artesãos da Vila das Artes (Avart) e participa dos eventos produzidos pela organização, mas também de exposições individuais. Recentemente expôs na feira ArteSanto, na Praça do Papa, em Vitória.

No próximo final de semana, dias 14 (domingo) e 15 (segunda) participará da 25ª Feira do Verde que também será na Praça do Papa. Informações pelos telefones 3252-2878/9 9718-9861 ou pelo e-mail josefonsekauffman@yahoo.com.br.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 hora atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

6 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

7 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

8 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

9 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

9 horas atrás