Categories: Notícias

Arte ajuda deficientes em Laranjeiras

Iniciativa é da Apae, que oferece oficina de pintura, criação e decoração de objetos

Não é novidade que a arte aguça a sensibilidade e a inteligência, tornando as pessoas melhor preparadas para viver em sociedade. Pois são esses benefícios que os alunos atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Laranjeiras estão experimentando com oficinas onde aprendem pintura, criação e decoração de objetos.
Um dos responsáveis pela iniciativa é o pedagogo Warraru Nunes. Ele explica que a arte é o pano de fundo para ensinar os alunos a terem maior autonomia em seu cotidiano. “Nas oficinas, buscamos melhorar a coordenação
motora dos alunos, através da pintura, além de desenvolver o conceito das obrigações de cada um. Recebemos uma doação de camisas da Hering e fizemos pinturas inspiradas em diversos artistas”, destaca.
Warraru disse que além das pinturas em tecidos, os alunos – todos eles possuem algum grau de deficiência física e/ou
mental – pintam telas, decoram almofadas, bolsas e pequenas caixas. Todo o trabalho é feito no Centro de Vivência da instituição.
O resultado é observado no convívio dos alunos com a família. Eliza da Silva Carmo, mãe de Lourena da Silva Rego, de 27 anos, diz que a filha está há cinco anos na Apae. “Depois que ela passou a praticar a pintura, melhorou a linguagem e a socialização. Tenho certeza que isso está relacionado ao trabalho com arte”, assevera.
João Marcos Cypriano, de 20 anos, também demonstra muita simpatia e socialização. “Gosto muito de pintar quadros de carros e gosto também de tirar foto e ficar no computador.” O jovem é ligado em tecnologia e adora as aulas no laboratório de informática.

Evolução

Há alunos que evoluíram tanto que até viraram monitores dos novatos. É o caso de Josiane Morato da Silva. “Eu ensino e também aprendo com eles. Os estudantes são sementes que são plantadas e regadas para depois se espalharem”, filosofa.
Com incrível lucidez para quem a vida impôs limitações, Josiane contou que sonha em ser professora. Ela também estuda, à noite, escola convencional e ajuda a família nas tarefas de casa.

 

Gestão

O presidente da Apae de Laranjeiras, Nilton Carlos Walcker, diz que trouxe a experiência do trabalho com arte da
Apae de Cariacica. Segundo ele, até julho o Centro de Vivência – local das oficinas de arte – era mantido com recursos
próprios. “Em 1º de agosto foi assinado um convênio com o Governo do Estado onde será repassada uma verba para a Prefeitura –, através do recurso Fundo a Fundo, para ser investida em novas atividades do Centro de Vivência, como a criação de uma cozinha experimental e de um quarto, a fim de que se acrescente ao estudo dos alunos aprendizados relativos ao seu cotidiano, como cozinhar e arrumar cama. Dessa forma, o Centro de Vivência passa a ser visto como um centro de sobrevivência. O repasse será de 33 mil reais”, detalha.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

17 minutos atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

19 minutos atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

28 minutos atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

28 minutos atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

37 minutos atrás

Prefeitura abre novo processo seletivo para professores com salários de R$ 6.988

A Prefeitura de Vitória abriu as inscrições para um novo processo seletivo que visa a contratação de professores. A seleção…

56 minutos atrás