Categories: Notícias

Área verde de 17 hectares é desmatada  entre Capuba e Costa Bela

 

O governo do estado autorizou a ação que deixou o solo exposto entre dois bairros. Foto: Bruno Lyra

Uma área verde com cerca de 17 hectares – o que equivale a dezessete campos oficiais de futebol –  entre os bairros Capuba e Costa Bela foi devastada para a implantação de um loteamento. A retirada da vegetação tem autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e começou a cerca de um mês.

No local, tratores trabalhavam na última quarta – feira (28) para retirar as últimas plantas e acertar alguns desníveis no terreno, que fica numa área alta, longe de nascentes e alagados. Goiabeiras, pitangueiras, guriris e pés de araçás, espécies nativas da mata Atlântica, estavam entre as plantas derrubadas.

A área pertence ao Sítio Capuba Participações Imobiliárias. E o loteamento à imobiliária Universal, sediada em Cariacica. Um funcionário da Universal que estava no local, identificado apenas como Gérson, disse que a intenção da empresa é implantar 683 lotes com tamanhos variando de 270 m2 a 500 m2. Ele contou que ainda não há licença para isto, apenas para a retirada da vegetação. E mostrou o documento do Idaf.

Ao lado da área sobrou um remanescente de floresta com árvores mais altas. A reportagem ligou para o proprietário da Universal, Valdeci Torezani. Este disse que estava em reunião e retornaria. Mas isto não aconteceu até o fechamento desta edição na noite de ontem (29).

A assessoria de imprensa do Idaf confirmou a liberação do desmate. Disse que a área não era de remanescente de floresta, mas de macega, que representa o estágio inicial do repovoamento natural da mata Atlântica numa área degradada anteriormente.

O Idaf afirmou ainda que o terreno onde foi autorizado o corte não está em de Área de Preservação Permanente (APP) e que a propriedade tem sua Reserva Legal de 20% resguardada.

Este é pelo menos o segundo desmate autorizado pelo Idaf na Serra em menos de quatro meses. Em julho o órgão liberou a retirada de 8,3 hectares de mata Atlântica num terreno rural entre a lagoa Juara e o rio Reis Magos na região de Putiri.

 

Tags: área verde
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

1 hora atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

1 hora atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

2 horas atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

3 horas atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

3 horas atrás