Categories: Meio Ambiente

Arcelor vai dessalinizar água do mar para uso industrial

Canal de água do mar que Arcelor já usa para resfriar equipamentos, agora empresa irá dessalinizar para aplicação industrial. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Maior consumidora do principal rio que abastece a Serra, o Santa Maria, a ArcelorMittal Tubarão anunciou na última que irá dessalinizar água do mar. A medida pode ajudar a reduzir a pressão sobre o sistema de abastecimento da cidade, que chegou a colapsar em setembro de 2016 no auge da superseca, quando faltou água até para atender os bairros que já enfrentavam rodízio àquela altura.

Segundo a assessoria de imprensa da Arcelor, o projeto inicialmente deve produzir 138 litros por segundo. Atualmente a empresa consome algo em torno de 500 litros por segundo(l/s) do Santa Maria, cuja vazão era de 5,7 mil (l/s) na última terça-feira (22), mas que chegou a 1,4 mil (l/s) na superseca de 2016. A empresa usava 1,2 mil litros (l/s) do manancial, mas teve que reduzir o consumo após o governo decretar situação de alerta por conta da seca ainda em 2015.  

De acordo com a Arcelor, o projeto de dessalinização deve custar R$ 50 milhões, vai gerar 200 empregos diretos temporários durante as obras e oito permanentes na operação. A capacidade de produção de água dessalinizada poderá ser expandida, mas a siderúrgica ainda não divulgou em quanto. 

A empresa disse que já protocolou o pedido de licenciamento do projeto junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e a previsão é que comece as obras este ano. A instalação do sistema, que irá consumir energia gerada na própria planta de Tubarão, deve durar dois anos.

A Arcelor acrescenta que já usa água do mar bruta, cerca de 13 mil l/s para processos de resfriamento de equipamento. Esse líquido, que representa 96,5% de todo o consumo da planta, é devolvido ao mar. Já a água doce usada atualmente tem índice de recirculação de quase 98%.  

O Vice-Presidente de Operações, da empresa, Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, afirmou que o projeto usará a tecnologia de osmose reversa, já aplicada em países como Israel, Espanha, Austrália, Argentina e Estados Unidos.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás