Categories: Notícias

Após três anos, Cufa retorna com atividades no ES e sede é na Serra

Um dos projetos, o Ponto de Leitura, é realizado de 15 em 15 dias em Balneário Carapebus. Foto: Divulgação

Após três anos sem atividades no Espírito Santo, a Central Única das Favelas (Cufa) retornou com suas atividades desde maio em solo capixaba. E a sede da entidade fica na Serra, provisoriamente, funcionando no Centro Cultural Eliziário Rangel.

O responsável pelo projeto no ES é o morador de Novo Horizonte, Gabriel Costa Nadipeh, que é cineasta. “A sede é na Serra, mas as atividades serão desenvolvidas na Grande Vitória e ir se expandindo por todo o Estado. Já estamos desenvolvendo um polo, por exemplo, em Cachoeiro e outro em São Mateus”, conta.

A Cufa também realiza trabalhos em outros Estados como no Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Minas Gerais, entre outros. As ações são desenvolvidas nas áreas de política social, artes, cultura, lazer e esporte, e está presente nas 27 unidades da federação e mais 19 países. “Já ganhamos vários prêmios nacionais e internacionais. A Cufa foi fundada em 1999 por Celso Athayde e pelo rapper MV Bill”, detalha.

Gabriel conta que algumas ações estão acontecendo na Serra e outras já estão programadas. Em parceria com o Instituto Quântico será realizado uma ação social de visitação nas casas de repouso Abel Lino Portela, em Jardim Limoeiro, no dia 24 e Lar Repouso da Esperança, em Morada de Laranjeira, no dia 25/08, levando através do Projeto Alegrar, muita descontração, música, profissionais da saúde e doações arrecadadas.

Quem quiser doar produtos de limpeza, de higiene pessoal, fralda geriátrica, lenço umedecido e outros pode entrar em contato com Dr. Christiane (99848-7699) e Luciano Furtado (99711-6745).

Na agenda tem ainda no dia  7 de setembro, ação em Jardim Carapina, na praça atrás do Vitória Apart Hospital, onde vai ter música, hip hop com o 15nopente, e ainda grupo de MPB e outro eletrônico.

No dia 12 de outubro, o evento será em Central Carapina, com futebol, música, dança, curso de culinária e artesanato. Em novembro, no dia 23, vai ser feito uma ação em Roda D’água Cariacica junto com uma banda de congo, trabalhando as memórias da tradição, além de outros grupos.

Já em Balneário de Carapebus, acontece de 15 em 15 dias o ponto da leitura. “Uma ação piloto que estamos fazendo, em que um ponto de ônibus de grande circulação de pessoas têm alguns livros incentivando a leitura. Recolhemos doações de livros e as pessoas podem pegar os que tem e trocar com outros interessados também. São ações piloto que queremos desenvolver para outros locais”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

11 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

11 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás