Após resgate, ave ameaçada de extinção é devolvida a natureza

O Urutau é uma ave de hábitos noturnos. Foto: Divulgação

Um urutau resgatado numa creche no bairro Cascata este mês foi devolvido com sucesso à natureza. A ave que está ameaçada de extinção foi resgatada pela Secretaria de Meio da Ambiente da Serra (Semma) e solta no Mestre Álvaro há cerca de duas semanas, depois de passar por avaliação de saúde.

Fiscal da Semma, Helon Carvalho, o Branco, conta que o Urutau era uma ave adulta e que logo que foi solta pousou numa árvore Embaúba.

Os urutaus são aves noturnas. Também é chamado de mãe-da-lua e emenda-toco. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.

É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. Costuma ficar estático, não se assustando facilmente. Alcança até 37 cm fora a cauda. Não é uma espécie acostumada ao convívio urbano.

Logo após ser solto, o Urutau, se camuflou numa árvore Embaúba. Foto: Divulgação

Somente este ano trezentos e cinquenta animais silvestres foram resgatados na Serra. Entre os animais mais comuns encontrados estão cobras como jibóia e jararaca, tamanduás, pássaros e saruês (um dos nomes dado ao gambá).

A Semma atende denúncias, faz resgate e recolhe os animais por meio dos telefones 99951-2321/ 0800 2839780 e o e-mail é dfa.semma@serra.es.gov.br.

Depois de resgatados se estiverem em boas condições de saúde, os animais são devolvidos imediatamente ao seu habitat natural. Se estiverem machucados ou doentes são encaminhados para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), do Ibama, em Barcelona.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

5 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

6 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

7 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

7 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

7 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

7 horas atrás