Categories: Notícias

Após mudança de empresa, coleta de lixo na Serra vira motivo de reclamação

Um dos bairros com relatos de problemas é Residencial Centro da Serra. Foto: Divulgação/leitor

Moradores de diversos bairros da Serra têm reclamado do atraso na coleta de lixo domiciliar, o que tem deixado as ruas da cidade mais sujas do que o habitual.

Rafael Mattede, morador de Jardim Limoeiro, reclama da situação. “O caminhão sempre passou por volta das 14h. Agora, tem passado por volta das 21h e, quando passa, deixa um rastro de sujeira para trás. Pagamos impostos e merecemos respeito. Se houve mudança na coleta, precisamos ser informados, não somos obrigados a adivinhar o horário em que os coletores vão passar. Já temos um cronograma que é uma rotina há anos; é difícil reeducar uma população inteira por conta de uma transição de empresas que foi mal feita”, reclama o morador do condomínio Parque dos Pinhos, que fica na rua Belo Horizonte.

Em Portal de Manguinhos e Morada de Laranjeiras, o caminhão de lixo tem passado de madrugada. “Está muito ruim. Estão passando às 3h da manhã, gritando e acordando os moradores. Crianças, idosos, pessoas acamadas estão sendo acordadas no susto. Precisa modificar a operação com urgência”, denuncia o morador Evislei Amaro.

Em Parque Residencial Laranjeiras, a coleta sempre foi feita por volta das 18h e, com a mudança de empresa, por volta das 21h. “Muito ruim, porque não fomos comunicados sobre a mudança, por isso essa bagunça”, reclama Marinete Lira.

Há relatos, também, de problemas na coleta em Residencial Centro da Serra, Alterosas e Feu Rosa.

Na segunda-feira (13), a Prefeitura da Serra divulgou uma lista com mudanças no cronograma de coleta em 31 bairros da cidade. As comunidades não citadas na lista continuarão com o mesmo horário e coleta anterior, que era realizada pela outra empresa.

De acordo com o novo cronograma, 15 bairros em que a coleta domiciliar de lixo era realizada nas segundas, quartas e sextas, das 6 às 14h20, a partir de agora receberão o caminhão no horário noturno, das 16h às 00h20. Os dias de coleta permanecem os mesmos. São os bairros: Maringá, Mata da Serra, Civit I, Porto Canoa, Planície da Serra, Solar do Porto, Tubarão, Serra Dourada II, Serra Dourada III, Eldorado, Novo Porto Canoa, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Barro Branco, Parque Residencial Mestre Álvaro.

Já outros 16 bairros, em que a coleta domiciliar de lixo era realizada nas terças, quintas e sábados, das 6 às 14h20, também passarão a receber a coleta no horário noturno, das 16h às 00h20. Os dias de coleta também permanecem os mesmos, a mudança foi apenas nos horários. São os bairros: Alterosas, Nova Zelândia, Vila Nova de Colares, Morada de Laranjeiras, Solar de Anchieta, Manguinhos, José de Anchieta, Jardim Tropical, Praia de Carapebus, Lagoa de Carapebus, Balneário de Carapebus, Cidade Continental – setores Ásia, Oceania, Europa e África – e Bicanga.

O TEMPO NOVO procurou a empresa Corpus, responsável pelo serviço na Serra, a qual informou por meio de nota que assumiu a prestação do serviço de coleta domiciliar do município no último dia 6 de janeiro, estando o serviço em período de implantação. Pontuou, ainda, que a coleta está sendo realizada dentro do turno informado entre 6h e 14h20, para o turno da manhã, e das 16h às 00h20, para o turno da noite.

A empresa ressalta aos moradores que o lixo pode ser colocado em local de fácil acesso aos coletores no início de cada turno. A Corpus informou, ainda, que carros de som também passarão nos bairros informando a população sobre a mudança.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

12 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

14 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

19 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás