Categories: Saúde

Após matar sete pessoas e adoecer 16 mil, dengue começa a recuar na Serra

Agentes de saúde da Serra: prefeitura diz que tem intensificado ações de combate. Foto: Divulgação

Com mais de 16 mil moradores doentes por dengue, a Serra está registrando uma queda nos números de casos confirmados. A afirmação é da Secretaria Municipal de Saúde, que diz, ainda, que, mesmo com a diminuição, continua intensificando o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya.

Segundo dados divulgados pela Sesa, o Município chegou a registrar 938 casos em apenas uma semana, em maio. Agora, em setembro, foram confirmados 44 casos em uma semana. A diminuição é de 95%. Ainda segundo a pasta, nas últimas oito semanas, também vem sendo confirmada essa queda. Apesar disso, a cidade segue liderando o ranking de municípios da Grande Vitória onde foram registrados mais casos de dengue.

No total, neste ano foram confirmados 16.332 casos de dengue na Serra, além de sete mortes pela doença. Em 2018, até o mês de setembro, tinham sido registrados 783 moradores infectados com o vírus. Zika e chikungunya não tiveram nenhuma morte registrada neste ano, sendo confirmados, respectivamente, 126 e 81 casos na cidade.

De acordo com a Prefeitura, ações de combate vêm sendo intensificadas para que essa queda nos registros continue. “Estamos realizando campanhas educativas para conscientização da população e até medidas diretas, como telagem de caixas d’água, bloqueio nos pontos críticos, colocação de larvicida, visita às residências e, também, a locais estratégicos (borracharias, ferros-velhos, floriculturas)”, destaca, em nota enviada pela assessoria de imprensa.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

9 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

15 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

16 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás