Categories: Meio Ambiente

Após insistência de moradores, prefeitura age para tentar frear lixão

Weder Grassi e Josmayra dos Santos comemoram o trabalho feito pela prefeitura, mas alertam que o lixão pode voltar se não houver aperto na fiscalização. Foto: Fábio Barcelos

A persistência de moradores está ajudando a acabar com um ponto viciado de lixo e entulho em Hélio Ferraz, ao lado do condomínio da Rossi, às margens da Rodovia Norte-Sul. Depois de levar o caso ao Ministério Público, conseguiram que a Prefeitura da Serra agisse para tentar estancar o problema.

Após ter colocado terra e pedras há alguns meses para impedir que carroceiros e donos de outros veículos acessem o local para descartar a sujeira, a Prefeitura fez nessa semana um cercamento com toras de eucalipto, calçada e plantio de espécies ornamentais.

Para um dos moradores que participaram da mobilização,Weder Grassi, o paisagismo é um avanço. Mas ele teme que o lixão retorne, pois na noite de terça (30) para quarta-feira (31) foram retiradas duas toras recém-instaladas. A Prefeitura voltou a recolocá-las. “Acredito que possa ter sido algum carroceiro. Tinha terra no local, mas ela foi usada na obra do paisagismo e não há pedras suficientes para impedir a passagem de uma carroça caso o eucalipto seja removido de novo, o que não é difícil. É preciso que aumente a fiscalização”, pede.

O morador lembra que, além do descarte indevido no local -que é de preservação permanente, pois está na cabeceira da lagoa Pau Brasil -, era comum atearem fogo. E a fumaça prejudicava a saúde dos moradores, sobretudo os das casas mais próximas.

“Em 2014, protocolei denúncia na Prefeitura, mas não adiantou. Em 2018, procurei o Ministério Público só depois disto é que a Prefeitura agiu, colocando pedras e terra. Mas aí os carroceiros passaram a descartar na beira da Norte-Sul, nem as câmeras instaladas pelo condomínio inibiram”, afirma.

Em seu site, a Prefeitura informou que, além do paisagismo, colocou placas para inibir a ação dos sujões. Disse, ainda, que só neste ano tirou 460 toneladas de resíduos do local e o limpou 35 vezes. E que possui áreas em Novo Horizonte, Novo Porto Canoa e Barcelona para esse tipo de descarte.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

16 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

17 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

17 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

17 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

18 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

18 horas atrás