Categories: Política

Após denúncia de deputado, Cesan diz que corte de água na Serra foi problema técnico

O rio Santa Maria no distrito do Queimado no último dia 19 de outubro. Foto: Bruno Lyra

“Um problema operacional complexo”. Esta foi a explicação que o presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Pablo Ferraço Andreão, sobre o corte de água efetuado pela companhia nos dias 19 e 20 de outubro, na Serra, sem comunicação prévia aos moradores da cidade.

Andreão esclareceu ainda que nenhuma outra região da cidade, municípios vizinhos ou grande indústria teriam sido priorizados em desfavor da Serra naquela ocasião.

Os esclarecimentos foram feitos após denúncia do deputado estadual Bruno Lamas (PSB), que denunciou, em matéria veiculada pelo Jornal Tempo Novo, de que o corte surpresa teria beneficiado bairros fora da Serra e grandes indústrias.

Pablo Ferraço Andreão acrescentou que o problema não acontecia há dois anos. Em função disso, a Concessionária precisou aumentar a vazão de água por conta que a Represa de Bonito, localizada no Rio Santa Maria. A represa estava operando com aproximadamente 25% de sua capacidade, quando o ideal para manter o abastecimento é de 35%. Ao fazer esse procedimento a moto bomba levou 24 horas para conseguir distribuir e normalizar a distribuição de água, no momento que o Estado passa por racionamento.

Explicou ainda que as grandes empresas conseguiram manter sua capacidade produtiva graças a sistemas de reservação de água.

Presente na reunião, a diretora de Operação Metropolitana da Companhia, Sandra Sily, acrescentou que a reservação é importante para manter a capacidade produtiva e que optou-se por cortar o abastecimento da Região Norte, cuja capacidade de reservação é maior.

O deputado Bruno Lamas pontuou que é de sua responsabilidade exigir da Cesan a prestação de um bom serviço à população da Serra e do Espírito Santo.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

4 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

5 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

17 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

19 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

23 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

1 dia atrás