Especial: pandemia de coronavírus

Após aprovação da Anvisa, Casagrande diz que ES está preparado para vacinação

Casagrande acompanhou a entrega de seringas que ocorreu neste sábado (16). Foto: Giovani Pagotto | Governo do Estado

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar, na tarde deste domingo (17), o uso emergencial de duas vacinas contra o coronavírus no Brasil, o governador Renato Casagrande (PSB) disse que o Espírito Santo está preparado para iniciar a campanha de imunização nos próximos dias.

O chefe do Executivo estadual ainda garantiu que o Estado possui agulhas, seringas e toda logística necessária para a vacinação.

“A aprovação das vacinas do Butantan e Fiocruz pela Anvisa é o primeiro passo para vencermos definitivamente o vírus. O Espírito Santo está preparado com agulhas, seringas e toda a logística para dar início ao Plano Nacional de Imunização assim que as vacinas chegarem”, disse.

Conforme informado pelo TEMPO NOVO, as vacinas aprovadas pela Anvisa são a Coronavac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório Chinês Sinovac e a Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

Agora, a partir da decisão, o uso das duas vacinas está autorizado pela Anvisa. Os grupos específicos irão começar a receber as doses assim que os laboratórios forem notificados sobre a autorização e distribuírem as doses para o Governo Federal.

Até o momento, há previsão que o Governo Federal distribua a vacina do Butantan para todos os estados brasileiros ainda nesta semana, mas isso pode atrasar. Vale lembrar que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu comprar seis milhões de doses da Coronavac após criticar e desprezar a eficácia do imunizante.

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, as doses já serão distribuídas nesta segunda-feira (17).

Na Serra, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) aguarda a entrega das doses, que será feita pelo Ministério da Saúde aos estados e, depois disso, das secretarias de Saúde estaduais aos municípios.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

3 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

4 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

4 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

5 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

7 horas atrás