Categories: Política

Apontando “irregularidades”, Justiça barra ação de oposicionistas contra Audifax

Em abril desse ano estourou na política da Serra uma crise institucional entre a Câmara da Serra e o Poder Executivo. Foto: Gabriel Almeida

As comissões processantes abertas por vereadores de oposição para investigar o prefeito Audifax Barcelos (Rede) foram suspensas pela 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). A decisão foi tomada na última terça-feira (30) e o órgão apontou “irregularidades” além de entender que a denúncia não é apta para dar início à comissão processante, que no limite poderia até cassar o mandato de Audifax.

Em maio, a juíza Telmelita Guimarães já havia suspendido as supostas investigações pelos oposicionistas. No entanto, após a Câmara da Serra entrar com recursos pedindo a anulação da decisão da juíza, o desembargador Ewerton Schwab Pinto Junior decidiu que quatro comissões processantes poderiam continuar tramitando.

Em nova reviravolta o colegiado retomou com o entendimento inicial. Entre as irregularidades cometidas pelos vereadores foi à votação em regime de urgência, sem que tivesse sido anunciado um motivo para isso ser feito.

Em abril desse ano estourou na política da Serra uma crise institucional entre a Câmara da Serra e o Poder Executivo. De lá para cá houve graves denúncias mútuas e projetos de lei oriundos de Audifax passaram a não ser votados pelos vereadores.

No mês passado foi costurada uma “trégua” entre oposicionistas e o prefeito. Esse movimento redundou na abertura de uma linha de comunicação institucional entre os poderes municipais e os projetos do Executivo voltaram a ser apreciados na pauta de votação da Casa de Leis. Ao TEMPO NOVO, Audifax disse que queria ter uma relação de “paz” e “respeito” com os vereadores.

As comissões processantes – agora suspensas pelos desembargadores, foram instauradas no auge da crise institucional e foram baseadas em parecer prévio do Tribunal de Contas, que ainda não foi apreciado pelos conselheiros.    

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

33 minutos atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

60 minutos atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

1 hora atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

2 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

2 horas atrás

Concurso Prefeitura da Serra: 1.500 vagas para todos os níveis e salários de R$ 3.376

O concurso público da Prefeitura da Serra deve ter seu edital publicado em maio deste ano. A banca organizadora –…

3 horas atrás