Categories: Política

Ao menos 13 vereadores ainda podem mudar de partido para eleição

Maioria dos vereadores da Serra está com indefinição de partidos. Foto: Arquivo TN

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu, na última quinta-feira (5), a janela partidária para a corrida de pré-candidatos com mandatos entre os partidos. O prazo é de um mês e permite a troca de legendas sem o risco de processos por infidelidade partidária.

Mas ao contrário dos anos anteriores, em 2020, os partidos estão dispensando seus mandatários. O objetivo é montar chapas sem medalhões, pois neste ano não haverá coligações proporcionais.

Na Câmara da Serra, a cada semana, a lista de vereadores sem partidos recebe novos nomes. Pelo menos 13 vereadores estão sem partido ou em condições ameaçadas dentro de suas siglas.

Alguns deles são Roberto Catirica e Stefano Andrade, que migraram para o Podemos após a fusão deste com o PHS. Mas de acordo com o presidente municipal da sigla, Hamilton Luiz, os vereadores não terão legenda.

“Em comum acordo com a executiva municipal do Podemos, eles estão deixando a legenda para seguir a vida deles”, limitou-se a dizer.

Roberto Catirica estaria aguardando um sinal do prefeito Audifax Barcelos (Rede) para direcionar seu mandato, mas o prefeito deve priorizar aliados de longa data, como Miguel da Policlínica (sem partido), Guto Lorenzoni e Ericson Duarte (ambos Rede).

Em conversa com a reportagem, Miguel disse: “Vou para o Patriota”. Já Ericson e Guto podem contar com a Rede se quiserem disputar a reeleição.

Estão indefinidas as situações dos vereadores Adriano Galinhão, Geraldinho PC, Fábio Duarte, Geraldinho Feu Rosa, Quélcia Fraga, Robinho Gari e Basílio (que pode se filiar ao PSC). Esses vereadores estão sem partido, pois foram desligados de suas legendas.

A lista pode conter, ainda, Rodrigo Caldeira e Wellington Alemão, que continuam filiados à Rede e ao DEM, respectivamente.

Caldeira deve ser desfiliado da Rede e seu futuro ainda é indefinido. Já Wellington pode ser surpreendido com a chegada de Adriano Galinhão e Fabão da Habitação (atualmente no PSD, mas anunciado que não terá legenda do partido).

Um capítulo à parte é o que traz os vereadores Adilson Porto Canoa (PSL) e Aécio Leite (PT). Ambos estão garantidos na disputa, pois têm o controle das legendas, mas especula-se que a chapa proporcional pode não corresponder às expectativas.

O presidente municipal do PT, Miguel Junior, rebate. “Estamos com chapa forte e vamos fazer dois vereadores, podendo chegar a três”.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás