Categories: Amar é o Bicho

Animais podem ganhar delegacia especializada

A deputada Janete de Sá durante manifestação em defesa dos direitos dos animais no último sábado (11). Foto: Divulgação

Colaboração Conceição Nascimento

Está nas mãos da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa o projeto de lei de autoria da deputada Janete de Sá (PMN), que prevê a criação de uma delegacia especializada em crimes contra animais. A matéria foi lida no Plenário da Casa.

Na manhã desta quarta-feira (15) a deputada explicou a importância do projeto. “Atualmente as demandas sobre crimes e atrocidades cometidas contra animais são registradas na Delegacia de Crimes Ambientais, o que é inapropriado, pois as apurações tornam-se relegadas em função das prioridades da própria delegacia. É preciso instituir este espaço, que contará com pessoas especializadas para tratar do assunto”, disse a parlamentar.

A deputada informou que a proposta prevê que Vitória sedie a primeira delegacia. “Depois os outros municípios devem receber unidades, visto que a Grande Vitória é responsável pelo maior número de abusos contra os animais. A delegacia vai proporcionar que sejam desenvolvidas políticas públicas voltadas aos animais, como castração e levantamento estatístico. Eles precisam ter voz e defesa”, contou.

A deputada é autora do Código de Defesa dos Animais (Lei 8060/2015). “A matéria recebeu muitas restrições do Governo à época que foi aprovada, mas foram feitos alguns avanços, como a proibição dos rodeios e do uso de esporas”, enumerou.

E Janete está mesmo engajada na causa. No último sábado (11), a parlamentar esteve presente na manifestação em prol dos animais que aconteceu na Mata da Praia. O objetivo era chamar a atenção das autoridades para os direitos dos animais com ênfase ao pedido de justiça pela morte de uma gata que aconteceu na Pedra da Cebola, onde um morador do mesmo bairro, matou a golpes de enxadada um gata. O manifesto contou com a presença de cerca de 150 pessoas.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás