Divirta-se na Serra

Anderson Ventura, fundador do Java Roots, retorna ao reggae e lança canção pedindo paz

Andervon Ventura, é o fundador da banda Java Roots. Foto: Rodrigo Psi

Anderson Ventura foi um dos atores principais da revolução musical ocorrida no Espírito Santo entre a segunda metade da década de 1990 e o início dos anos 2000 ao fazer grande sucesso após fundar a banda Java Roots. Seguiu em carreira solo consolidada, agregando novos elementos musicais pelos anos seguintes e, agora, retorna ao reggae de raiz que o consagrou ao promover o lançamento de “Canção de Paz”, uma belíssima música que propaga energia positiva em tempos de pandemia, desinformação e discurso de ódio – é como “virar esta página (2020)” e começar 2021 de maneira mais saudável e otimista. Tudo isso embalado no ritmo jamaicano e com uma produção primorosa. E ele manda avisar: esse é só o primeiro single.

Segundo Anderson, o retorno ao reggae surgiu da necessidade em resgatar suas primeiras influências musicais. “O reggae é um gênero que pode te encantar com suas lindas melodias ao mesmo tempo em que discute assuntos sérios como política e causas sociais. Porém, o amor e espiritualidade compõem a estrutura de suas mensagens. Eu me identifico com isso e, mesmo flertando em meu álbum solo com o folk rock, sabia que um dia voltaria ao reggae”, completa o artista.

O fundador do Java Roots, inclusive, avalia que essa sua fase atual esteja até mais conectada com o ritmo jamaicano do que em sua antiga banda. “Eu acho até que esta é a vez em que o reggae está mais presente em meu trabalho do que nos tempos de Java Roots. Nós (do Java Roots) curtíamos a fusão, o fato das pessoas não saberem exatamente o nosso estilo. Hoje percebo que éramos mais uma banda indie do que reggae”, afirma Anderson Ventura.

“A música Canção de Paz’ surgiu em um momento em que eu me encontrava muito, muito nervoso. Precisava me acalmar de alguma maneira e na hora lembrei do meu violão. Comecei a tocar aleatoriamente alguns acordes até que a harmonia, a melodia e a letra chegaram de uma vez”, explica Anderson Ventura. ” Eu poderia escrever a respeito do quanto estava nervoso, mas fiz o oposto. A canção fala da importância de se estar em paz, primeiro com a gente e depois com o próximo. Espero que muitas pessoas possam se sentir assim ao curtir a música e quem sabe até fazer as pazes com alguém que não se está muito bem”, ressalta Ventura.

A canção foi gravada no Na Mosca Estúdio entre outubro e novembro de 2020 e contou com a participação dos músicos Anderson Ventura: Guitarra e voz; Cristiano Martins: Baixo, teclado e efeitos e Anderson Paiva: Bateria. A direção musical é de Anderson Ventura e Cristiano Martins.

Sobre o ano que passou, marcado pela pandemia da covid-19 e todo o tipo de conflitos imagináveis, o ex-vocalista do Java Roots prefere olhar para frente e começar 2021 levando paz e positividade para as pessoas. “O ano de 2020 me mostrou o quanto é importante a gente valorizar o agora. O fazer agora, sem desperdiçar tempo e energia com passados maus resolvidos que muitas vezes ancoram as pessoas. Seja nas relações ou escolhas pessoais. Digo isso porque essas reflexões me trouxeram ao tempo presente. Acabei percebendo que poderia estar produzindo muito mais e aproveitei o momento pandêmico de isolamento social para arregaçar as mangas e produzir. Com isso atualizei meus objetivos e aqui estou. Vivendo o tempo presente”, destaca Ventura.

O artista também reforça o caráter agregador e, ao mesmo tempo, contestador do reggae como mais um estímulo na composição de “Canção de Paz” e, obviamente, no seu retorno ao ritmo jamaicano. “Acredito também que a cena reggae no brasil e no mundo voltará a se fortalecer por conta da necessidade das pessoas se expressarem e também encontrarem um pouco mais de brisa fresca em suas vidas. Reggae é isso. Protesto quando necessário. Mas, acima de tudo, boa vibração”, finaliza Anderson Ventura.

Ouça “Canção de Paz”:

Spotfy

Deezer

YouTube Music

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

9 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

11 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

16 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

17 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

19 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

19 horas atrás