Categories: Arquivo

Amor pela arte e fé motivam atores do auto da Paixão de Cristo

 

Ygor, com a cruz no papel de Jesus, durante peça encenada em 2018. Foto: Divulgação

O nascimento, a vida, a agonia, a morte e a ressurreição de Cristo ganham vida no talento de atores amadores na Serra. Em abril, quando se celebra a data na Sexta-feira Santa – que este ano cairá no dia 19 -, diversas encenações da Paixão de Cristo acontecem pela cidade e envolvem centenas de pessoas que vão desde a organização à dramatização do fato ocorrido.

Na cidade, duas encenações estão confirmadas: em Bairro de Fátima, na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e em Barro Branco, na praça do bairro, promovida pela Igreja Batista do Mestre Álvaro. Tem também outra apresentação teatral que ainda não está confirmada, pois depende de verba da prefeitura da Serra para acontecer: a do grupo Lúmen, que ocorre há 30 anos em Vista da Serra.

Mateus Pimentel Fiuza, de 24 anos, dará vida a Jesus Cristo na peça que será exibida em Bairro de Fátima. Morador de Jardim Camburi, ele disse que é motivador fazer o papel, mas ao mesmo tempo uma responsabilidade grande. “Quando recebi o convite, fiquei um pouco sem graça. Jesus Cristo é tanta coisa para nós Cristãos. Ser comparado a Ele de alguma forma é sensacional. Já participei da via sacra em outras oportunidades, mas nunca num papel tão importante. Por estar bastante envolvido com o grupo de jovens da igreja, acabo periodicamente participando de teatros, pregações e adorações para evangelizar outras pessoas”, destaca.

Mateus conta que são realizados em torno de cinco a seis ensaios. “A rotina de ensaio começa mais ou menos 30 dias antes da apresentação”, relata.

Também interpretando Jesus, pelo quarto ano consecutivo, Ygor Gasparini do Nascimento, da igreja Batista Mestre Álvaro, conta como é ser o salvador, mesmo que por um dia. “Fazer este papel é a melhor sensação para quem é apaixonado pelo personagem. Você se apaixona mais ainda pela vida de Jesus. A emoção de poder trabalhar no cenário e atuar dá a nós cristãos um sentimento de dever cumprido ao ver o número de pessoas que entra em contato com a história do Cristo. Poder relembrar o que ele viveu é um privilégio”, ressalta o jovem de 21 anos que é morador de Campinho da Serra II.

Ensaios um mês antes e figurino pago pelo próprio bolso

Ygor conta que os ensaios começam cerca de um mês antes da apresentação e são realizados ao ar livre todas as sextas-feiras, na praça do bairro Mestre Álvaro.

Jaques Silva será o Barrabás pela quarta vez na encenação de Barro Branco. Ele também é um dos fundadores da encenação. “Meu personagem é um assassino que mata as pessoas por dinheiro, mas é escolhido pela multidão para ser salvo, enquanto Jesus é condenado à crucificação”, explica.

Ele conta que interpretar o personagem gera adrenalina. “Me sinto vivenciado uma história real. É uma honra pode fazer parte dessa história tão fantástica que relembra  a história do nosso mestre Jesus. O espetáculo na praça de Barro Branco é ao ar livre e tem muita arte. Apesar da falta de recursos, fazemos tudo por amor a Deus. Cada ator paga por seu figurino, alguns são bem caros”, frisa.  

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

10 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

16 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

17 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás