Categories: Notícias

Ambiental da Serra resgata galos de rinha em Colina de Laranjeiras

Os galos estavam com sinal de maus-tratos. Foto: Everton Nunes

Após uma denúncia anônima, 16 galos foram resgatados em Colina de Laranjeiras, na Serra. A ação foi feita pela equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e há suspeitas de que os animais estavam sendo utilizados em brigas, conhecidas popularmente como rinhas.

Os galos, que estavam com sinais de maus-tratos, foram encaminhados para o Rancho Bela Vista, em Belvedere. O local tem contrato com a Prefeitura da Serra para receber animais apreendidos. De acordo com a assessoria de imprensa do município, o responsável pelos animais foi multado e vai responder por crime ambiental. Ninguém foi encaminhado para a delegacia. A ação contou com apoio da Polícia Militar Ambiental.

Na legislação brasileira não existe qualquer norma que proíba os espetáculos de briga de galo. Mas, a recente Lei 9605/98, a chamada Lei de Crimes Ambientais, a rigor do seu artigo 32, define como crime ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, a exemplo da rinha de galo ou de cães ou outros animais. A pena é detenção de três meses a um ano e multa. 

Na Serra, denúncias podem ser feitas pelos telefones (27) 99951-2321/ 0800 283 9780 ou pelo e-mail: dfa.semma@serra.es.gov.br.

Tags: galosrinha
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

21 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás