Categories: Divirta-se na Serra

Alunos de escola pública na Serra produzem livro de poesias

Alunos da escola Valéria Maria Miranda, em Vila Nova de Colares, viajaram ao mundo da literatura com o projeto ‘Poesia em Sala de Aula’. (Foto: Montagem TN/Divulgação)

Poesia e contação de histórias tomaram conta da EMEF Profª Valéria Maria Miranda, em Vila Nova de Colares, na tarde desta sexta-feira (26). Os alunos tiveram uma tarde diferente da rotina das salas de aula, quando embarcaram em uma viagem literária e poética, e ainda produziram um livro de poemas.

O projeto ‘Poesia em Sala de Aula’ permitiu às crianças lerem e criarem seus próprios textos. A pedagoga Joyce Rocha Alves contou que a intenção da iniciativa é apresentar aos alunos o universo da poesia.

“A partir desse primeiro contato, eles teriam a oportunidade de ler, compreender, interpretar, produzir e declamar poemas”, ressalta.

Ela relata que as crianças aprenderam os gêneros textuais como poema, acróstico, quadrinha, entre outros. E a vivência de cada um foi elemento fundamental para a criação pelos alunos das poesias, que foram organizadas em forma de livro.

Os alunos também fizeram apresentações culturais de música e dança e entregaram os livros – intitulados ‘Sabor de Poesia’ – aos pais, que também prestigiaram o evento.

E para que os alunos pudessem se apropriar dessa experiência literária, foi realizada uma aula especial, chamada de ‘Café com Poesia’, com a presença da escritora capixaba Andréa Espíndula (foto ao lado), que apresentou seu trabalho de contação de histórias.

Ela é autora de obras literárias infantis conhecidas em todo o Espírito Santo, como ‘Capixabinha’ e ‘Colorindo meu Espírito Santo’.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás