Categories: Divirta-se na Serra

Alunos da Serra farão teatro para homenagear Chico Prego e Consciência Negra

Alunos durante a encenação do ano passado. Foto: Divulgação

No Dia da Consciência Negra – 20 de novembro – uma quarta-feira – alunos de uma escola pública da Serra Sede vão homenagear os negros e também a Insurreição do Queimado.

Estudantes e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Serra Sede vão promover a partir das 13 horas uma série de atividades para lembrar a data com apresentações e danças. E às 17 horas, haverá o teatro que começa na quadra da escola, que fica ao lado do Fórum e de lá sai em caminhada com bandas de congo e cavaleiros, além de cartazes, até a praça da feira orgânica na Sede.

A encenação começa na quadra Escola Estadual Serra Sede. Foto: Divulgação Escola 2019

A encenação dura cerca de 40 minutos e está sem seu quinto ano de realização. Quem conta é o professor de Ciências da instituição de ensino, Rogger Martinelli.

“Chico Prego, que foi um dos líderes e considerado o herói da revolta que ocorreu em 19 de março de 1849, é arrastado pelas ruas por uma cavalo. Depois vamos até a praça da feira onde é realizado o enforcamento de Chico Prego. Depois os negros carregam ele até os pés da estátua, onde acontece uma fala e ele acaba ressuscitando com o grito de liberdade dos escravos. Nosso objetivo é tornar esta história conhecida, uma vez que esta revolta é a maior do ES e nos nossos livros didáticos ela não existe, estudamos outras coisas como o Zumbi dos Palmares e queremos por meio dessas ações divulgar o conhecimento”, conta.

Além disso, segundo o professor, a ideia também é sensibilizar os alunos quanto a luta contra o preconceito, o racismo e a desigualdade entre brancos e negros, ricos e pobres.

Pintura do artista plástico Valter Assis (in memorian) que retrata conversa entre o Frei Gregório e os escravos. Foto: Arquivo TN

História

A Insurreição de São José do Queimado foi liderada pelos escravos Chico Prego, João da Viúva e Elisiário Rangel, e ocorreu no dia 19 de março de 1849, há 170 anos. A revolta ocorreu porque o padre Gregório José Maria de Bene prometeu liberdade aos escravos que construíssem a igreja. Carta de alforria esta que seria dada no dia da entrega da obra. A promessa não foi cumprida e ocorreu a revolta.

Pintura de Valter Assis (in memorian) da antiga vila de São José do Queimado, que foi palco da revolta dos escravos. Foto: Arquivo TN

Foram chamadas tropas de Vitória e do Rio de Janeiro para conter os rebelados, que foram presos. Elisiário conseguiu fugir da cadeia; João da Viúva e Chico Prego foram açoitados e enforcados, assim como a grande maioria dos revoltosos, que chegaram a cerca de trezentos. Hoje, Chico Prego tem uma escultura em uma praça, próximo do local onde foi enforcado, em 11 de janeiro de 1850.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Vereador da Serra é processado por propaganda eleitoral antecipada

Após citar um slogan de campanha, seguido de um número, supostamente de candidatura, o vereador Rodrigo Caçulo (PRB) se viu…

6 horas atrás

Governo envia equipe com 12 bombeiros para o RS nesta quinta

A terceira equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) será enviada, nesta quinta-feira (16), às 18h, para…

9 horas atrás

Comediante Haeckel Ferreira apresenta stand-up “Rá, Rá, Rá!”, em Vitória

No próximo dia 31 de maio vai ter show de stand-up "Rá, Rá, Rá!" na Casa da Música Sônia Cabral,…

9 horas atrás

Vandinho propõe lei de ressarcimento automático por perda de sinal de internet no ES

A telefonia no Brasil frequentemente figura entre os serviços mais mal avaliados pelos consumidores, especialmente no que diz respeito à…

10 horas atrás

Bar da Serra promove TBT Saloon com forró e sertanejo

Quem sente saudades dos tempos áureos do extinto Saloon, que funcionava no Parque de Exposições em Carapina, na Serra, tem…

11 horas atrás

Parque da Cidade terá festival de cerveja artesanal com música e gastronomia

Na próxima semana, o Parque da Cidade recebe mais um festival de cerveja artesanal. O Serra  Beer Festival será realizado…

12 horas atrás