Categories: Notícias

Alunos da Apae superam limites e vão fazer curso superior na Ufes

Samuel, 22 anos, e Bruno de 25, são atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da Serra (Apae). Foto: Divulgação

Superação. Essa é a palavra que define a vida dos jovens Samuel dos Santos e Bruno Martins. Os irmãos são diagnosticados com deficiência intelectual de etiologia genética e Bruno também é autista, mas mostraram que não existe barreira para quem quer ingressar numa faculdade.

Samuel, 22 anos, e Bruno de 25, são atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da Serra (Apae) e foram aprovados nos cursos de Ciências Sociais e Serviço Social na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).Eles  cursaram o Atendimento Educacional Especializado (AEE) oferecido pela instituição, em Laranjeiras.

Por meio da página da Apae no Facebook, Samuel explicou que começou a aprender a ler com 18 anos de idade, na sétima série e decidiu fazer curso superior. “Quando fiz o Enem pela primeira vez, como teste, percebi que era realmente muito rigoroso, uma forma meio cruel de medir o conhecimento. Mas não desanimei. Na terceira vez eu consegui!”, comemora.

Agora a expectativa dos irmãos é fazer o curso a partir do segundo semestre. “Eu espero encontrar amizades e conhecimento nesses quatro anos. Estamos na Apae desde muito pequenos e lutamos pelos direitos que são nossos. É muita dificuldade que se passa nessa vida. Quando vi meu nome na lista, nem acreditei”, disse Samuel.

A mãe dos rapazes, Lucia Mara dos Santos está muito feliz com a conquista de seus filhos. Foto: Divulgação

A mãe dos rapazes, Lucia Mara dos Santos disse a reportagem que está muito feliz com a conquista de seus filhos e que o maior ganho nisso tudo é mostrar que os usuários da Apae podem chegar a fazer um curso superior. “As pessoas com deficiência são invisíveis para a sociedade, mas elas existem e essa conquista mostra que elas podem ir longe. Eles precisam ser empoderados para que acreditem que lá é um lugar que pode ser o lugar deles também. Muitas vezes eu achava que eles não teriam a mesma oportunidade que eu tive. Mas eles conquistaram”, afirma.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

21 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás