Categories: Divirta-se na Serra

Alunos da Apae encenam peças teatrais em shopping de Laranjeiras

Alunos da Apae da Serra apresentarão duas peças: “Uma joaninha diferente” e “O ciclo sem fim”. Foto: Divulgação

Usuários da Apae Serra estarão em cena nos espetáculos “Uma joaninha diferente” e “O ciclo sem fim”, que serão apresentados gratuitamente nesta quarta-feira (21), às 15h30, no Shopping MontSerrat, em Laranjeiras, com entrada franca. A ação integra a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada em todo o país com o objetivo de debater e refletir o dever da igualdade para inclusão.

Os usuários participam do projeto “Abram às Cortinas”, criado com o objetivo de trabalhar a inclusão social por meio da arte.

O projeto “Abram às Cortinas atendeu, no ano passado, 142 usuários acima de 18 anos com deficiência intelectual e múltipla. O projeto visa desenvolver principalmente a autonomia, independência e os principais processos mentais como o de atenção, percepção, memória e linguagem.

Os principais recursos utilizados são jogos teatrais, dinâmicas de grupo, dramatização e exercícios de improviso juntamente ao amplo leque de recursos da musicalização que contribuiu para a construção dos usuários, favorecendo a sensibilidade em relação não só a música como aos sons a nossa volta potencializando a percepção auditiva e visual.

Em “Uma joaninha diferente”, de Regina Célia de Melo, o público é convidado a refletir sobre as diferenças e os valores de cada pessoa.

Já “Ciclo sem fim” é uma jornada sobre resiliência e autoconhecimento. A montagem mostra que precisamos estar abertos a aprender com tudo que está em nossa volta – acertos, erros, conquistas e até com as derrotas.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 acontece entre 21 e 28 de agosto, com a participação das mais de duas mil Apaes e Coirmãs do país, que farão uma grande mobilização para conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e este ano apresenta o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

1 hora atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

2 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

3 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

3 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

3 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

4 horas atrás