Categories: Notícias

Almoçar em família já tem sabor de nostalgia

Do bairro das Laranjeiras, família do professor Francisco mantém tradição. Foto: Clarice Poltronieri

Por Clarice Poltronieri

Almoçar juntos é uma prática cada vez mais rara entre as famílias, difícil até mesmo nos finais de semana. Mas há ainda quem resista aos novos hábitos e guarda a tradição de sentar à mesa na hora da principal refeição do dia lado de seus entes.

É o caso da família de Juliana Cassaro Costa, moradora de Jardim Limoeiro, que resgatou o hábito após o nascimento de sua filha Sofia, hoje com dois anos e meio.

“Eu e meu marido decidimos que eu ficaria um tempo sem trabalhar para cuidar dela. Quando ela nasceu, passei a ficar em casa e meu marido trabalha próximo. Nos primeiros meses, ele quase não a via acordada, pois saía muito cedo e chegava muito tarde. Então ele resolveu vir almoçar em casa todos os dias para encontrar a família. Às vezes até minha mãe e meu irmão vêm almoçar junto conosco”, frisa.

O marido de Juliana, Zelber Maifredo, tomou gosto pela opção de almoçar em casa. “Comecei a vir por conta da neném e hoje tomei gosto. A comida é mais saudável e é o momento que conversamos sobre as coisas do dia a dia”, aponta.

Em Bairro das Laranjeiras, uma família também concilia o momento da refeição. Desde 2010, Francisco Castro, que é professor, conseguiu trabalhar em duas escolas próximas à sua casa para ter esse momento com a família. Na mesa, o casal e os dois filhos, Vitor e Vitória, de 7 e 14 anos, aproveitam para confraternizarem.

“Antes era uma correria. Agora vou em casa e as crianças estudam perto. Minha esposa busca o caçula na escola e a mais velha estuda onde trabalho, vindo embora comigo. Aproveitamos o momento do almoço para orar juntos e conversar sobre nosso dia, pois é um momento de comunhão com a família”, relata Francisco.

“Faço a comida com o maior carinho para aproveitarmos esse momento juntos”, diz Kelly Anne Brito de Castro, esposa de Francisco.

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Oficina do Conhecimento comemora um ano com atividades gratuitas para mães e filhos

No dia 25 de maio, a Oficina do Conhecimento, em Barcelona, vai comemorar seu primeiro ano de funcionamento e quebra…

12 horas atrás

Sedu abre 170 vagas de intercâmbio gratuitos no Canadá, Chile e nos EUA

A Secretaria de Educação (Sedu) está ofertando 170 vagas para estudantes fazerem intercâmbio gratuito em três países: Canadá, Estados Unidos…

13 horas atrás

Reunião vai bater o martelo sobre crédito internacional para 3ª via Serra-Vitória nesta quinta

Nesta quinta-feira (16), o prefeito Sergio Vidigal, juntamente com representantes da União e do Banco dos BRICS, deverá finalizar as…

13 horas atrás

Feinbares e Salão Sabores levam aulas-show com chefs renomados à Serra

A Feinbares, feira de negócios para bares, restaurantes e similares, que está no mercado para divulgar novidades e soluções para…

13 horas atrás