Categories: Política

Aliados de Audifax querem as principais comissões permanentes da Câmara

As chapas inscritas, durante a sessão tumultuada do último dia 01/01, contam com aliados do redista ocupando posições estratégicas. Votação deve acontecer em sessão extraordinária

Aliados do prefeito ocupam posições estratégicas na Câmara da Serra. Foto: Clarice Poltronieri

Por Conceição Nascimento

Além de ganhar com a Mesa Diretora da Câmara da Serra, aliados do prefeito pretendem abocanhar ainda as principais comissões permanentes da Casa. As 13 chapas inscritas no último dia 1º, logo após a eleição da nova diretoria do legislativo serrano e que deveriam ter sido votadas na mesma sessão, indicam que o prefeito pode ter mais facilidade para a tramitação de seus projetos. A eleição dos membros, presidentes e vices pode ser feita em sessão extraordinária ou a partir do dia 2 de fevereiro, com o início do ano legislativo.

“O prefeito informou que vai convocar uma sessão extraordinária para apreciar um projeto, e as comissões precisam estar constituídas para dar parecer sobre a matéria”, disse Miguel da Policlínica (PTC).

Embora ainda não tenham sido votadas, as chapas não podem sofrer alterações entre seus componentes. Apenas a posição dos membros pode ser negociada. Caso sejam confirmadas as composições, o grupo de oposição ao prefeito, que baixou de 12 para 11 vereadores, ficará isolado.

Colegiados importantes como o de Finanças e Orçamento e o de Legislação, Justiça e Redação Final contam com a tropa de choque do prefeito entre as indicações para a Presidência. Compostas por três vereadores (presidente, vice e membro), tais comissões podem emperrar projetos e dificultar a agenda do Executivo no Parlamento municipal.

A Comissão de Justiça, por exemplo, tem inscritos os vereadores Miguel da Policlínica (PTC-Presidente); Stefano Andrade (PHS), vice-presidente e Alexandre Xambinho (Rede), membro. Todos são aliados do redista.

Já a Comissão de Finanças traz outro aliado do prefeito na Presidência, o Cabo Porto (PSB). Os vereadores Luiz Carlos Moreira (PMDB) e Geraldinho PC (PDT) ocupam as posições de vice-presidente e membro,  respectivamente.

Confira a composição de outras chapas:

Obras e Serviços Públicos: Alexandre Xambinho (Rede), presidente; Geraldinho Feu Rosa (PSB), vice-presidente; Cleusa Paixão (PMN), membro.

Educação e Juventude: Guto Lorenzoni (PP), presidente; Stefano Andrade (PHS), vice-presidente e Pastor Ailton (PSC), membro.

Saúde e Assistência Social: Luiz Carlos Moreira (PMDB), presidente; Guto Lorenzoni (PP), vice-presidente e Gilmar Dadalto (PSDB), membro.

Meio Ambiente: Robinho Gari (PV), presidente; Geraldinho Feu Rosa (PSB), vice e Adilson de Novo Porto Canoa (PSL), membro.

Direitos Humanos: Robinho Gari (PV), presidente; Aecio Leite (PT), vice e Nacib Haddad (PDT), membro.

Habitação e Regularização Fundiária: Guto Lorenzoni (PP), presidente; Robinho Gari (PV), vice-presidente e Adriano Galinhão (PTC), membro.

Turismo, Esporte e Cultura: Alexandre Xambinho (Rede), presidente; Miguel da Policlínica (PTC), vice e Fábio Duarte (PDT), membro.

Segurança Pública e Defesa Social: Cabo Porto (PSB), presidente; Geraldinho PC (PDT), vice e Quelcia Fraga (PSC), membro.

Infraestrutura: Stefano Andrade (PHS), presidente, Wellington Alemão (DEM), vice e Cleusa Paixão (PMN), membro.

Direitos do Servidor Público: Cabo Porto (PSB), presidente; Adriano Galinhão (PTC), vice e Basílio da Saúde (Pros), membro.

Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Aecio Leite (PT), presidente; Geraldinho Feu Rosa (PSB), vice e Nacib Haddad (PDT), membro.

 

 

 

 

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

37 minutos atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

17 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

23 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

24 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás